Rodrigo França, Suzy Brasil e Maíra Garrido estão entre as pessoas indicadas aos troféus da segunda edição da premiação, que será realizada nesta quinta (1) no Rio de Janeiro

Fotos: Divulgação

Nesta quinta-feira (1), artistas que se dedicam à cultura da diversidade serão homenageados na Sala Baden Powell, em Copacabana, Rio de Janeiro. Depois da votação de um júri formado por artistas, ativistas e acadêmicos LGBTQIA+, os destaques na Música, Produção Audiovisual, Atuação, Humor, Teatro, Literatura e Criação de Conteúdo para as redes sociais receberão troféus em reconhecimento ao talento. Este é o Prêmio Nosso Orgulho 2022, produção criada pelo jornalista e produtor cultural preto, gay, do subúrbio da Vila da Penha, Felipe Martins.

A produção é realizada sem patrocínio, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio na cessão da Sala Baden Powell sem custos e a grande ajuda de voluntários que estão doando sua força de trabalho para a produção sair do papel.

“Temos este apoio da SMC que sou muito agradecido. Patrocínio infelizmente não rolou. Estamos fazendo a edição de 2022 na Resistência. Tentei patrocínio com o poder público e privado e não tive sucesso”, disse Felipe. “Pensei muito em desistir, mas existe uma força maior que faz eu querer continuar a fazer o Prêmio Nosso Orgulho: essa produção tem o objetivo de ser uma força na autoestima de artistas maravilhosos que não tem espaço na grande mídia. Uma força que os incentive a seguir em frente”.

Um dos apresentadores da premiação é exemplo do que fala o jornalista e produtor cultural. Diego do Subúrbio ganhou no ano passado a categoria Criação de Conteúdo Web. Morador de Cosmos, na Zona Oeste da cidade do Rio, ele foi eleito o melhor criador de conteúdo pelo trabalho à frente do perfil Pretas Bixas, no Instagram, onde abordava questões como gordofobia, pretitude e vida LGBTQIA+. Ao final do ano de 2021, o perfil passou a ter o nome artístico de Diego, sem deixar de abordar as mesmas pautas.

“Ganhar o troféu do Prêmio Nosso Orgulho fez eu ter vontade de seguir em frente”, disse Diego. Em junho deste ano, ele estreou como dramaturgo. É um dos autores do espetáculo Jorge para sempre Verão, que ficou em cartaz em temporada no Teatro Ipanema.

Vencedora do Prêmio Nosso Orgulho na categoria Literatura, no ano passado, com o livro Transradioativa, a gaúcha Valéria Barcellos fez um discurso comovente ao receber o troféu. “A expectativa seria ver o meu nome em uma lápide já que mulheres trans vivem no máximo até 35 anos no Brasil em média. Eu estou muito emocionada. Estou vendo meu nome em um troféu”, disse a multiartista. Em 2022, o cantor trans Nick Cruz, é um dos indicados na categoria Música. A canção de Nick, Sol no Peito, virou um hino para a vida de homens trans de todo o Brasil.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Nosso Orgulho (@nossoorgulhooficial)

Para Felipe Martins, “esse é o sentido de existir o Prêmio Nosso Orgulho: ser realmente um troféu que homenageia a diversidade. Desde a escolha dos indicados pela organização, passando pela formação do corpo de jurados, tudo é pensado para que haja uma representação diversa que resulte também em vencedores dos troféus que espelhem a diversidade. Ano passado, sete troféus foram entregues para pessoas trans. Metade dos troféus foram entregues para pessoas pretas. Este é o Prêmio Nosso Orgulho”, definiu o jornalista.

Estão também indicados este ano estão o livro “Pretagonismos”, organizado por Rodrigo França e Jonathan Raymundo; os criadores de conteúdo Adalberto Neto e Ana Claudino, a Sapatão Amiga, e as cantoras Taís Feijão e Maíra Garrido. Maíra se define como gorda, lésbica e futurista. Na categoria humor estão entre os indicados a drag Suzy Brasil e o pernambucano Júnior Chicó .

O filme Deserto Particular e o ator Antonio Saboia estão indicados nas categorias Produção Audiovisual e Atuação, respectivamente. O filme foi o escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para uma indicação ao Oscar. Concorre com Deserto Particular, a webserie O que você faria por Amor?, do canal Deu M. A produção tem no elenco somente atores pretos. No ano passado, o filme No Sigilo, produzido pelo canal e com quase um milhão de visualizações no Youtube, ganhou o Prêmio Nosso Orgulho na categoria Produção Audiovisual.

A cantora Elza Ribeiro receberá uma homenagem especial pela sua história aliada aos direitos da população LGBTQIA+.

Confira a lista completa de indicados

Produção Audiovisual

Deserto Particular
O que você faria por amor?
Quem vai ficar com Mário?

Atuação

Antonio Saboia
Daniel Rocha
Ricardo Brasil

Humor

Júnior Chicó
Suzy Brasil
Matteus Batista e Letícia Marquez

Literatura

Pretagonismos
Prólogo
O primeiro beijo de Romeu

Teatro

A Vela
Bye Bye Bangu
Cuidado Quando for Falar de Mim
Luzia

Criação de Conteúdo Web

Adalberto Neto
Ana Claudino
Renan Wilbert
Thiago Peniche

Texto via assessoria