Anthony Albanese afirma que é hora deste assunto chegar ao fim

Proteste em liberdade para Assange, não para extradição dos EUA (Reprodução: Justin Tallis/Gettyimages)

Por Hellen Sacramento

Primeiro Ministro australiano, Anthony Albanese, na quarta-feira (30), pediu o fim do processo do governo estadunidense contra Julian Assange, o fundador do WikiLeaks. O pedido do premier aconteceu na última etapa de recursos que a defesa do jornalista está investindo no Supremo Tribunal de Londres. 

Os advogados estão tentando impedir que a extradição de Assange aconteça. Em julho, o governo do Ministro britânico Boris Johnson liberou o processo, e caso o recurso seja rejeitado, o réu terá 28 dias para ser extraditado. Julian foi condenado a 175 anos de prisão por 18 crimes, quando divulgou arquivos secretos dos ataques militares ao Iraque e Afeganistão, em 2010. 

Primeiro-Ministro australiano, Anthony Albanese (SAKCHAI LALIT/AFP)

Anthony em uma reunião com o parlamento, relatou: “Algum tempo atrás eu já expressei que é o suficiente. É hora deste assunto chegar ao fim”, concluiu afirmando que sua posição é ‘clara’. “Disse isso aos representantes do governo dos Estados Unidos. Minha posição é clara.” 

Ele disse que não concorda com algumas atitudes do jornalista, mas questionou o parlamento sobre qual o sentido de manter esses processos no qual podemos ficar presos por muitos anos sem fim. Para finalizar o assunto, ele relembrou o caso da Chelsea Manning, ex-militar americana que ajudou o fundador do WikiLeaks a obter os dados do Cablegate. Ela foi condenada a 35 anos de prisão por roubo de documentos secretos, teve a sentença reduzida e agora pode viver livremente.