Organizadores alegam que a Marcha da Maconha é liberada pelo STF tem 11 anos

Organizadores da Marcha protestam contra ação do prefeito de Sorocaba. Foto: Instagram/Marcha da Maconha

Por Mauro Utida

O prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga (Republicanos) declarou “guerra” contra a realização da Marcha da Maconha que acontece na cidade neste sábado (12). O gestor municipal chegou a divulgar um vídeo em que fala de uma estratégia para combater o evento, não somente na cidade, mas em todo o país.

No comunicado protocolado na Prefeitura de Sorocaba, os organizadores da Marcha dizem que o evento que reunirá legalmente manifestantes favoráveis à descriminalização da droga na região central da cidade é um direito constitucional de livre expressão do pensamento liberado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) tem 11 anos.

“Trata-se de um conceito de manifestação que busca a discussão democrática sobre a alteração de leis que julgamos problemáticas. Ou seja, somos um coletivo social para disseminar conhecimento e buscar mudanças”, informa os organizadores.

Para tentar impedir o evento neste sábado, o chefe do Executivo protocolou nesta terça-feira (8) um projeto de lei inconstitucional na Câmara Municipal e solicitou a tramitação em regime de urgência. O projeto deve ser analisado pelo Legislativo de Sorocaba em sessão extraordinária nesta quinta-feira (10).

Em sua justificativa, o Executivo diz que “Sorocaba não pode ser palco para a liberação das drogas”. “O objetivo é inibir, de uma vez por todas, esses eventos, como a Marcha da Maconha, que apoiam a liberação e o uso das drogas”, argumentou o prefeito Rodrigo Manga.

Além do Legislativo municipal, a estratégia do prefeito é impedir o evento através do Judiciário da cidade. Porém, até o momento, a Justiça ainda não se manifestou sobre o pedido de liminar do prefeito para impedir a realização da Marcha. A ação tramita na Vara da Fazenda Pública e está nas mãos do juiz Alexandre de Mello Guerra.

Manga é responsável pelas políticas contra as drogas da Frente Nacional de Prefeitos e em sua “estratégia de guerra” pretende até acionar as presidências da Câmara Federal e do Senado para ampliar a restrição para capitais e regiões metropolitanas que organizam a Marcha da Maconha anualmente.

Evento confirmado

Organizadores criticam o prefeito Rodrigo Manga que apoiou os atos antidemocráticos que bloquearam a rodovia Raposo Tavares em Sorocaba para reivindicar um golpe militar contra o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além de não impedir as manifestações igualmente golpistas que ocorrem há uma semana em frente à base do Exército no bairro de Santa Rosália. “Mas a cruzada populista do prefeito contra a Marcha da Maconha continua a todo vapor”, ironizam.

Nas redes sociais, os organizadores da Marcha da Maconha confirmaram o evento para o próximo sábado, com concentração no início da tarde na praça do Fórum Velho. A passeata deve sair às 16h20, percorrendo as principais ruas do centro da cidade.

“Bora mostrar que Sorocaba não tem só coxinha! Tem muita gente do bem, disposta a compartilhar conhecimento e bater de frente contra a opressão”, diz a postagem dos organizadores da Marcha.

 

Leia mais:

Maioria do STF barra decisão de Bolsonaro contra leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc

“Pedale por Marina”: Atropelamento da cicloativista Marina Harkot completa 2 anos

 

Lideranças indígenas comemoram confirmação do Ministério dos Povos Originários