Deputado Rogério Correia (PT-MG) entra com denúncia contra prefeita de Uberaba que organizou exposição de armas no Dia das Crianças

Prefeitura de Uberaba organiza exposição de armas na celebração do Dia das Crianças. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por Mauro Utida

A prefeita bolsonarista de Uberaba (MG), Elisa Araújo (Solidariedade), foi denunciada pelo deputado federal Rogério Correia (PT-MG) por assédio moral à crianças e crime contra o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As denúncias foram feitas no no Ministério Público e Conselho Tutelar da cidade.

A denúncia foi motivada pelo evento de celebração do Dia das Crianças incluiu exposição de armas pesadas, manuseio de equipamentos como bombas e ensinamentos sobre como funcionam esses equipamentos. Em vídeos é possível ver policiais dando explicações às crianças sobre rifles, metralhadoras e bombas. As crianças podiam, inclusive, tocar nos equipamentos, como bombas de gás lacrimogêneo.

A vereadora de Uberlândia e deputada federal eleita pelo PT de Minas Gerais, Dandara também declarou que irá acionar o Ministério Público contra o evento em Uberaba.

Representação do deputado Rogério Correia:

  • 1) Sejam requeridas, com urgência, explicações oficiais por parte do município de Uberaba/MG, bem como da Prefeita Municipal, sobre as razões que levaram à escolha de tais atividades, como já narrado antes;
  • 2) Após, que o Ministério Público do estado de Minas Gerias, notadamente a Promotoria de Infância e Adolescência de Uberaba/MG, tome as medidas que julgar cabíveis na espécie;
  • 3) Ainda, sejam os autos remetidos à Promotoria Eleitoral de Uberaba/MG e ao Tribunal Superior Eleitoral, a fim de examinar eventual ato irregular de propaganda eleitoral e/ou abuso de poder político;
  • 4) A abertura de procedimento investigatório criminal com vistas a apurar as condutas perpetradas pelos Representados e, ao final, a propositura da ação penal cabível.

Cultura do armamento

O evento foi foi organizado pela Prefeita de Uberaba e reuniu agentes da Polícia Federal, Polícia Militar, Exército, Bombeiros, Polícia Civil e Guarda Municipal.

Uberaba é uma cidade mineira de 340 mil habitantes e o espaço escolhido para a exposição das armas foi a Praça da Mogiana, área central de Uberaba e tombada como patrimônio histórico da cidade.

Em nota, a Prefeitura de Uberaba argumentou que a exposição de armas foi uma atividade secundária de um evento que contou com diferentes brincadeiras infantis. “A repercussão é fruto de um vídeo distorcido feito por integrantes da gestão passada”, informou a nota enviada via assessoria de imprensa.

“As forças de segurança pública solicitaram a participação neste evento com o propósito de afastar o medo, culturalmente imposto nas crianças sobre as forças de segurança, e promover uma aproximação destas com a comunidade”, declara.

“A Prefeitura Municipal esclarece ainda que qualquer excesso que tenha sido cometido durante o evento, caberá investigação por organismos competentes”, informou. Leia a nota na íntegra abaixo.

De acordo com a assessoria da 5ª. Região da Polícia Militar de Minas Gerais, as armas expostas não estavam carregadas e as munições todas estavam inertes, sem nada dentro e incapazes de atirar ou qualquer outra reação fora do planejado”, afirmou a gestão municipal.

Campanha eleitoral

A prefeita Elisa Araújo é eleitora do presidente Jair Bolsonaro e tem feito campanha no município pela reeleição do presidente. “No próximo dia 30 de outubro a sua participação nas urnas vai fazer toda a diferença. FAÇA A SUA ESCOLHA E RESPEITE A DO OUTRO! Eu já fiz a minha. Sou Elisa, prefeita de Uberaba e vou de Bolsonaro 22!”, escreveu a prefeita, em publicação feita em suas redes sociais.

O armamento da população é uma das principais bandeiras de Bolsonaro, que desde o início de seu mandato procurou adotar medidas para flexibilizar o acesso às armas de fogo pela população.

Minas Gerais é um dos Estados em que Bolsonaro tenta reverter a vantagem do candidato Luiz Inácio Lula da Silva. No primeiro turno das eleições, Lula obteve 48,29% dos votos em Minas, contra 43,60% de Bolsonaro. Já em Uberaba, o presidente saiu na frente, com 46,96% dos votos válidos, ante 44,15% de Lula.