Foto: Mídia NINJA

Aconteceu hoje, no Congresso Nacional, o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, que conta com 219 deputadas e deputados federais e 29 membros do Senado. A deputada federal Joênia Wapichana falou sobre a importância da Frente.

“Ela tem o objetivo de trazer para o Congresso um grupo de deputados e senadores para fazer frente ao retrocesso e ataque que os povos indígenas já estão sofrendo, ela tem a missão de resguardar os direitos constitucionais dos povos indígenas”.

Joênia, a primeira mulher indígena eleita deputada federal no Brasil, será coordenadora da Frente na Câmara dos Deputados, enquanto o senador Randolfe Rodrigues (REDE/AP) fará o mesmo papel no Senado. A Frente é de grande importância para o atual momento político, em que os direitos indígenas garantidos pela Constituição Federal estão sendo usurpados, além da crescente violência contra os povos indígenas, devido a disputa por terras e preconceitos.

Foto: Mídia NINJA

Foto: Mídia NINJA

Foto: Mídia NINJA

O lançamento contou com a presença de Raquel Dodge, Procuradora Geral da República, lideranças indígenas como Sonia Guajajara, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB, movimentos em defesa dos direitos indígenas e também do meio ambiente. A ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, também compareceu ao evento.

Joênia ressaltou a importância de estar em um espaço de poder e dar voz aos povos indígenas, que sempre lutaram pelos seus direitos, como a demarcação de terras, a saúde e a educação, que estão sendo prejudicados também com as políticas do governo vigente, que já tentou municipalizar a saúde indígena. Após forte mobilização realizada por milhares de pessoas em todo o Brasil, Ministro da Saúde voltou atrás e manteve no escopo federal os cuidados com a saúde dos povos originários do Brasil.

A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas é uma vitória para os mais de 2450 povos indígenas que vivem no Brasil, em cidades e áreas rurais, que contam com mandatária indígena após mais de 30 anos sem representatividade no Congresso Nacional. Antes de Joênia, somente o indígena xavante Mário Juruna foi deputado federal, entre 1983 e 1986. Essa é uma vitória não somente para a população indígena, mas também para os Direitos Humanos e em defesa da vida digna e com respeito para os povos originários. Sônia Guajajara falou sobre a importância do mandato de Joênia Wapichana.

“A invisibilidade política dos nossos povos foi durante 30 anos, sem presença indígena aqui, e agora a gente, querendo ou não, estamos entrando pela porta da frente, e a Joênia liderando todo esse processo de defesa dos direitos das nossas lutas.”

Foto: Mídia NINJA

Foto: Mídia NINJA

Foto: Mídia NINJA