Redes sociais do Clube baiano foi alvo de comentários Transfóbicos

Foto: Divulgação/ EC Bahia

Por Rodrígo Olivêira

Na tarde da última segunda (29), o Esporte Clube Bahia fez uma postagem sobre o dia da Visibilidade Trans em suas redes sociais no Instagram e X (antigo Twitter). A ação do clube baiano visou celebrar os 20 anos da data para conscientizar e destacar a importância da luta das pessoas trans e também a adoção da utilização do nome social nos procedimentos administrativos internos do clube.

No entanto, após publicação, o clube recebeu diversos comentários e críticas transfóbicas das mais variadas feitas por parte dos seus seguidores.

“Bahia, menos via4dagem e mais futebol por favor”, “Estou fora, deixando de seguir, lugar de clube de futebol é no campo e não em ideologia de gênero, chega. Ou vocês não respeitam minha opinião”, foram alguns dos comentários feitos.

O Esporte Clube Bahia é um dos poucos times do Brasil que tem uma forte presença e engajamento nas redes sociais ao abordar e conscientizar sobre temáticas afirmativas como as sociais, raciais, PcD/TEA, LGBTQIAP+ entre outros.

O clube baiano também fez uma ação em 2023 com a Torcida Organizada LGBTricolor, em partida pela Copa do Nordeste na Fonte Nova, para que membros torcedores Trans que, que nunca foram ao estádio por medo do preconceito, discriminação e violência pudessem ir ao estádio.

Confira: