Perdendo de 2 a 0 para os portugueses, Uruguai depende de partidas da próxima rodada

Foto: Reprodução / FIFA World Cup

Por Rachel Motta e Luiz F. Moreira Passos

Em uma das partidas decisivas para saber quem enfrenta o Brasil no mata-mata, Portugal e Uruguai reeditam o confronto das oitavas de final da Copa da Rússia, em 2018.

As duas equipes vieram com o mesmo esquema tático, em um 4-1-2-3, prometendo jogo bastante disputado no meio de campo. O time português entrou com um importante desfalque em sua zaga, Danilo Pereira que fraturou 3 costelas no treino de sábado e foi substituído pelo experiente zagueiro Pepe, de 39 anos.

Enquanto os uruguaios vieram com algumas mudanças no time, principalmente no ataque, os primeiros minutos de jogo foram marcados pela pressão portuguesa e a boa defesa da seleção uruguaia em ação. Enquanto a zaga trabalhava, o time uruguaio aproveitava o seu lado esquerdo para fazer a maior parte dos ataques, mas sem trazer grande perigo à área dos portugueses.

Aos 32 minutos, os uruguaios tiveram a sua melhor oportunidade no primeiro tempo: Betancur fez bela jogada pelo meio, arrancando perto da linha de meio de campo e parando somente na área, com uma bela defesa do goleiro Diego Costa. Durante todo o jogo, Portugal dominou o meio de campo, teve maior posse de bola, sendo fortemente marcado pela defesa uruguaia, que fazia uma efetiva linha de cinco zagueiros durante o ataque dos portugueses.

O primeiro tempo terminou com os portugueses perdendo importante jogador, Nuno Mendes, lateral da seleção portuguesa, que deixou o campo chorando por dores ocasionadas por lesão, sendo substituído por Raphael Guerreiro, que vem de boa fase em seu clube, o Borussia Dortmund.

O segundo tempo nos aguardava com bastante surpresas, com um gol aos 9 minutos do segundo tempo, causando até confusão na autoria do gol, que parecia ser mais um do astro Cristiano Ronaldo, que marcou em 5 copas do mundo. Contudo, o belo lançamento foi de Bruno Fernandes.

Após o gol de Portugal, Luis Suárez entra na metade do segundo tempo no lugar de Cavani, logo quando o técnico Fernando Alonso abria mais o jogo pra Celeste Olímpica. Retirou também o zagueiro Godín, que se tornou ineficaz em segundo tempo equilibrado em que Portugal pressionava e Uruguai jogava de igual pra igual, até a entrada de De Arrascaeta, que deu mais mobilidade ao meio campo.

Só que futebol é futebol, aos 43 minutos do segundo tempo, os jogadores de Portugal pedem pênalti, que ao ir ao VAR, o árbitro Alireza Faghani (Irã) marcou a penalidade máxima, que cobrada com frieza por ele. O astro do primeiro gol, Bruno Fernandes, marcou para portugal, finalizando assim um jogaço no Lusail. Final 2 a 0 Portugal, que já está classificado para as oitavas, restando ainda chances para a Celeste Olímpica, vai ao tudo ou nada contra Gana, e torcendo por um tropeço da Coreia do Sul.

Confira a cobertura completa no fio abaixo:

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube