Núcleo do MTST idealizou solução de baixo custo para captação, armazenamento e uso de água

Jovens encamparam projeto que tornou-se alternativa à escassez de recursos hídricos (MTST)

 

Por Cauê Porcé, da cobertura colaborativa NINJA na COP27

O Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST) recebeu o prêmio ImaGen Ventures, da Generation UnLimited – vinculada à Unicef -, na primeira semana da COP27.

O Movimento foi premiado pela elaboração do projeto “Quebrada Agroecológica”, que construiu minicisternas sustentáveis com coleta de água da chuva e garantiu água para mais de 2000 famílias na ocupação Maria da Penha, em Guarulhos/SP. O sistema tornou-se assim, uma alternativa no enfrentamento da escassez hídrica da região.

No Twitter, o MTST anunciou: “no desenvolvimento do projeto, nossos coletivos de Arquitetura e Horta estiveram na ocupação Maria da Penha em Guarulhos para discutir os impactos do aquecimento global que nos afetam diretamente e para pensar soluções populares e de baixo custo para captação, armazenamento e uso de água. Nosso povo de luta construiu 4 cisternas de 500L que ajudarão no recorrente problema de falta de água na ocupação”.

Além do projeto do MTST que promoveu melhorias de condições de vida para famílias brasileiras, foram contempladas outras iniciativas do Egito, Paquistão, Zimbabwe, Quênia, Uganda, Jordânia, Serra Leoa, Síria, Armênia, Nicarágua e Líbano.

A COP27 segue até o dia 18 de novembro, em Sharm el-Sheikh, no Egito.