Programação inclui debates abrangentes sobre a crise climática, a regularização fundiária, a infraestrutura para os territórios extrativistas, a gestão socioambiental e a promoção da produção sustentável

Foto: CNS

O Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) realiza a partir desta terça-feira (19) um evento de proporções significativas para o estado do Pará: o Encontro Regional do CNS. Com o tema “Populações Extrativistas em Defesa da Floresta e do Clima”, este encontro, que teve início no Hotel Beira Rio, em Belém do Pará, segue até o dia 21 de março e promete gerar debates e reflexões fundamentais em meio ao atual cenário político e ambiental.

Encabeçando as discussões está Letícia Moraes, vice-presidente do CNS, que destaca a importância histórica do movimento extrativista e seu papel vital na preservação ambiental e na proteção dos territórios tradicionais.

“Também falaremos sobre a gestão e organização dos nossos territórios e gestão sócio produtiva e linhas de financiamento para a cesta de produtos extrativistas”, destaca Letícia.

Ela afirma ainda que durante a agenda haverá a construção de um material pedagógico que vai contar a história deste movimento e a importância das unidades de conservação, além de um plano de comunicação para as juventudes extrativistas do estado do Pará.

A programação inclui debates abrangentes sobre a crise climática, a regularização fundiária, a infraestrutura para os territórios extrativistas, a gestão socioambiental e a promoção da produção sustentável.

A diversidade é uma marca do evento, com a presença de líderes comunitários extrativistas, representantes de organizações não governamentais engajadas e, especialmente, a participação ativa das populações extrativistas de cada município. Com a expectativa de reunir 100 líderes dos territórios protegidos, sendo pelo menos 50% mulheres e 30% jovens lideranças, o encontro visa fomentar discussões e contribuições para a formulação de políticas públicas que atendam às necessidades específicas dessas comunidades.

Foto: CNS

Fortalecimento da base

José Ivanildo, membro da Diretoria do CNS, afirma que: “Nos encontraremos para refletir a conjuntura, nacional e estadual, com relação às políticas públicas que estão sendo formuladas, que impactam as nossas vidas, mas planejar ainda as nossas agendas”.

Ivanildo afirma ainda que este encontro estadual tem um papel significativo no processo de fortalecimento das bases, por meio dos debates coletivos, que impactam diretamente a realidade das populações extrativistas do Pará.

Entre os principais objetivos do encontro, estão o fortalecimento da mobilização social, a eleição da nova coordenação regional do CNS/PA para o período de 2024 a 2028, e a abordagem de temas relevantes como a crise climática, questões fundiárias, produção sustentável, políticas públicas e financiamento socioambiental.

Liderança histórica do CNS, Atanagildo Matos – Gatão, destaca que serão discutidos “assuntos importantíssimos, tais como a regulação, e regularização fundiária, além de tratar da crise climática. Vamos ainda discutir sobre a questão produtiva e vamos tratar também com organizar nossos territórios”.

Foto: CNS

Ademais, serão reservados momentos para a formação política da base extrativista, debates sobre o papel das unidades de conservação de uso sustentável e a elaboração de um planejamento estratégico para o CNS nos próximos anos.

A participação ativa dos jovens e das mulheres extrativistas será incentivada, reconhecendo-se o seu papel fundamental na construção de um futuro sustentável para a Amazônia e para o Brasil.

O Encontro Estadual do CNS/PA representa, assim, uma oportunidade ímpar para a união e a colaboração das populações extrativistas em sua luta contínua pela preservação da floresta e pela garantia de seus direitos e territórios. Afinal, é somente por meio do envolvimento e da participação de todos que poderemos construir um futuro mais justo e sustentável para as presentes e futuras gerações.

Via assessoria