Foto: Ricardo Stuckert

Em resposta à juíza de execução penal, Carolina Lebbos, a PF argumentou que “não tem condições” de transportar Lula até São Bernardo do Campo, onde está sendo realizado o velório, e fazer sua escolta. De acordo com o despacho enviado à Justiça do Paraná, todos os helicópteros da polícia estão mobilizados nas operações de Brumadinho (MG). O PT, por sua vez, ofereceu um avião para transportar Lula e os policiais da escolta.

A decisão final cabe à juíza Carolina Lebbos, que já demora mais de 6 horas para responder ao pedido de urgência da defesa de Lula para se despedir do seu irmão. No ofício enviado à vara de Curitiba, os advogados de Lula invocaram o artigo 120 da Lei de Execução Penal (LEP), que afirma que “os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semiaberto e os presos provisórios poderão obter permissão para sair do estabelecimento, mediante escolta, quando ocorrer um dos seguintes fatos: falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão”.

Via Instagram Lula

O velório de Vavá, irmão de Lula teria início na noite desta terça-feira, no Cemitério da Pauliceia, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. O enterro de Vavá está previsto para 13h desta quarta-feira.

Em 1980, plena ditadura, foi permitido a Lula sair da prisão para se comparecer ao velório e se despedir de sua mãe, Dona Lindu.

A lei é clara, mas não é para todos.