La Liga enfrenta diversas acusações de omissão em casos de racismo

Foto: reprodução/Policía Nacional
A Polícia espanhola prendeu os primeiros torcedores envolvidos em um novo caso de racismo contra o jogador do Real Madrid Vini Jr. No total, sete torcedores foram detidos. Três deles foram presos devido aos insultos racistas proferidos durante a partida entre Valencia e Real Madrid, enquanto os outros quatro foram detidos por simular um enforcamento utilizando um boneco com a camisa de Vini Jr., em janeiro deste ano.
Eles foram presos por cometer crime de ódio contra o jogador brasileiro, de acordo com a lei espanhola. A polícia informou que a investigação contou com a colaboração do Valencia e está em andamento para identificar outros possíveis envolvidos.
Essa ação foi motivada, de acordo com fontes da polícia espanhola, pela pressão internacional. Tanto o governo espanhol quanto a Polícia Nacional perceberam que a repercussão internacional atingiu um nível “insustentável” e consideraram necessário agir.
🚩Estas son las imágenes de la detención de los 4 arrestados por #delitodeodio contra el jugador de #fútbol @vinijr
Tienen 19, 21, 23 y 24 años. Varios fueron identificados durante partidos de alto riesgo en dispositivos de @policia para la prevención de violencia en el deporte pic.twitter.com/X8jaGrZHRe
— Policía Nacional (@policia) May 23, 2023
La Liga ainda enfrenta diversas acusações de omissão em casos de racismo.