O webprograma Narrativas de Brasis é um desdobramento do livro Tropifagia: comendo o país tropical (Edufba, 2020, 337p.) e está no ar na TV NINJA – no Youtube

Seu Epídio / Divulgação / Narrativas de Brasis

No quarto episódio do Narrativas de Brasis, o assunto é cultura popular. Poéticas Populares e Oralidades, apresentado por Thiago Pondé e Aline Carvalho, recebe a comunicadora Mãe Beth de Oxum, a professora e pesquisadora Edilene Matos, o professor de história Thadeu Cajado, a orquestra Foli Griô, o artesão e mestre reiseiro Seu Eupídio, e o cordelista Antônio Barreto.

Mãe Beth de Oxum, ialorixá do terreiro Ilê Axé Oxum Karê, na região de Olinda, em Pernambuco, discorre sobre a oralidade presente na cultura popular e como ela é o canal de produção e transmissão de conhecimento entre as diferentes gerações de uma família que atua nas expressões culturais do povo. Thadeu Cajado relembra suas histórias de menino criado no interior da Bahia, a tradição familiar e antepassada de reiseiros, e como ele, enquanto professor de história do ensino básico, ensina a história do Brasil através sobretudo da história de vida de seus alunos. É através de Thadeu que conhecemos Seu Eupídio, morador de Ibicoara, na região da Chapada Diamantina, Bahia, que canta trechos de algumas cantigas de reis durante o episódio.

Mãe Beth de Oxum/ Divulgação / Narrativas de Brasis

Edilene Matos / Divulgação / Narrativas de Brasis

A Orquestra Foli Griô apresenta o seu mais novo trabalho, “Flutua”, e como ele encontra as tradições populares e a dialoga com o ritmo do jazz. Gregório Carnevale, Ciça Salles e Vitor Monteiro contam também como o trabalho com a orquestra envolve parcerias com mestres da cultura popular – o que inclui a valorização econômica desses mestres, e como lidam com o tema da apropriação cultural.

No quadro lançamento de livro, o livreto de cordel “Coronavírus: paciência e aprendizado” (Edições Akadicadikum, 2020), da autoria de Antônio Barreto, é lançado. O autor conta memórias de infância no sertão da Bahia e como se interessou pela literatura de cordel. O diálogo do lançamento é feito com Edilene Matos, pesquisadora do tema, e que aponta como o cordel chega ao Brasil. Matos explica ainda aspectos de composição do cordel, que envolvem a voz e o gesto do poeta, além de relatar como é importante que essa literatura exista e resista mesmo em um cenário de avanço da tecnologia.

Divulgação / Narrativas de Brasis

Ao fim, as convidadas e convidados respondem à provocação central do programa: “O que é o Brasil pra você?”

Para assistir, acesse na TV NINJA: Narrativas de Brasis: Poéticas Populares e Oralidades| Episódio 4 – YouTube.

Para saber mais sobre o Narrativas de Brasis siga @tropifagia no Instagram.