Stop motion de Guillermo del Toro em parceria com a Netflix, traz fantasia, encanto e reais chances de ganhar Melhor Animação no Oscar 2023

Foto: Divulgação

Por Mariana N Fernandes para Cobertura Colaborativa Cine NINJA dos Oscars 2023

No ano em que duas adaptações do livro “Pinocchio”, de Carlo Collodi, foram lançadas, “Pinóquio por Guillermo del Toro” consegue se destacar ao conquistar o público e passar da Disney se comparado com a produção protagonizada por Tom Hanks.

Escrito e dirigido por Guillermo del Toro, em parceria com Mark Gustafson (direção) e Patrick McHale (roteiro), a animação é a favorita da categoria por ter o maior número de indicações (121) e vitórias (67), no circuito de premiações. Além disso, o filme tem a real chance de conquistar o primeiro Oscar da Netflix em Melhor Animação.

“Uma versão mais sombria do clássico conto de fadas infantil, onde um boneco de madeira se transforma em um menino vivo de verdade”, como descreve a sinopse do IMDB. “Pinóquio por Guillermo del Toro” se mostra bem diferente da adaptação mais popular que já conhecemos, o Pinóquio de 1940 da Disney.

Foto: Divulgação

O longa se passa na Itália no período da ditadura de Mussolini e mostra Pinóquio lidando com um regime fascista que é incluído em pontos importantes, mas sem esquecer de trazer o que já é familiar para a história nos traços de fantasia e encanto. Fantasia essa que é enriquecida pela animação ter sido produzida em stop motion. Cheia de textura e delicadeza, as cenas do filme trazem uma riqueza de detalhes e conforto visual para quem gosta de cinema.

“Pinóquio por Guillermo del Toro” traz um curioso detalhe de ter o nome do diretor no título da obra, o que lembra um período em que diretores como Alfred Hitchcock assinavam seus filmes com os seus nomes nos títulos, como em “Alfred Hitchcock’s The Birds”. Além do nome no título, o longa também traz uma forte assinatura do diretor com personagens bem familiares a seus outros trabalhos como “O Labirinto do Fauno” (2006), “Hellboy” (2008) e “A Forma da Água” (2017).

Encantador para crianças e adultos, o filme é um original Netflix em parceria com mais um grande nome do mercado cinematográfico. É uma ótima aposta a vencedor da categoria de Melhor Animação, mas muito além disso, é um filme gostoso de se ver.

Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2023