Durante o governo Bolsonaro (PL), de 2019 a 2022, o PIB deve ficar em 1,5%, um dos piores dos últimos governos

Bolsonaro e Paulo Guedes em entrevista coletiva no Palácio do Planalto. Foto: Divulgação/Marcos Corrêa/PR

O desemprenho do PIB (Produto Interno Bruto) no terceiro trimestre deste ano é um dos piores dos últimos governos. Com crescimento de 0,4%, o aumento médio do país por ano durante o governo Jair Bolsonaro (PL), de 2019 a 2022, deve ficar em 1,5%.

Os números do atual presidente ficaram atrás dos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso (FHC), dos dois de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e de Michel Temer (MDB). O governo de extrema-direita, superou apenas o segundo mandato de Dilma Rousseff (-3,4%), de acordo com o UOL.

O cálculo foi feito por Silvia Matos, coordenadora do Boletim Macro Ibre e pesquisadora sênior da economia aplicada do Ibre/FGV, Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas.

Com Bolsonaro e Paulo Guedes no Ministério da Economia, o PIB cresceu 1,2% em 2019, teve queda de 3,3% em 2020, recuperação de 5% em 2021, e projeção de 3% para 2022. Os números foram somados e divididos pelo número de anos do presidente no poder para chegar ao resultado.

Chico Pessoa, economista da LCA Consultores, afirma que o resultado do PIB tem decepcionado desde 2014 e que o país não conseguiu a recuperação forte esperada depois da recessão de 2015 e 2016.

Com informações do UOL e DCM

Leia mais:

Ministério do Trabalho e Previdência são afetados com bloqueio de R$ 211 milhões do orçamento

Falta de passaporte, vacina e Enem: o cenário de caos deixado por Bolsonaro

Governo Bolsonaro furou teto de gastos em R$ 795 bilhões em 4 anos

“JAIR SAQUEOU O BRASIL” denuncia caos após quatro anos de governo Bolsonaro