A cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, volta a ser fortemente impactada pelas chuvas neste domingo (20). Em menos de uma hora, foram 85 milímetros de chuva. Até até as 17h, o registro já passava de 207.8 mm, deixando vias alagadas e casas inundadas. Dr. Thouzet, Vila Felipe e Independência foram alguns dos locais mais atingidos no município.

A Defesa Civil do município já acionou duas vezes as sirenes em áreas de risco da cidade. O toque das sirenes é para mobilizar a população desses locais.

A secretaria de Defesa Civil recomenda à população que se desloque para lugares seguros, como um dos 19 pontos de apoio espalhados pelo município, que são alternativas para quem precisar sair de casa. Por volta das 15h10, imagens do radar do Centro de Operações da Prefeitura do Rio mostravam, que justamente em Petrópolis, havia uma concentração de chuva forte no estado do Rio.

“A recomendação é que a população não tente atravessar as áreas alagadas e busque local seguro. A Defesa Civil orienta que a população siga as recomendações de segurança. Todo o efetivo está empenhado para o atendimento de possíveis ocorrências. Em caso de emergência ligue 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros)”, informou.

Trânsito interrompido

Por causa da inundação, o tráfego na Rua Coronel Veiga foi bloqueado no trecho entre as Duas Pontes e Ponte Fones. As equipes da Defesa Civil foram para a região para fazer o fechamento da via e reforçar a orientação aos motoristas e pedestres para que evitem o trecho. Agentes da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) reforçam a sinalização na área.

Petrópolis mal se recuperou da tragédia ambiental que atingiu o município no mês de fevereiro, deixando pelo menos 233 mortos. O índice de chuva, naquele dia 15/02, chegou a 259 milímetros em seis horas de chuva. Na última semana, familiares das vítimas e outros munícipes fizeram um ato em frente da Câmara de Vereadores e na Praça da Águia. As cruzes deixadas em homenagem foram derrubadas pela lama deste domingo.

Com informações da Agência Brasil