Pesquisa ‘O Brasil que queremos’ mostra que Lula tem uma torcida quase unânime para que seu governo consiga fazer o Brasil crescer novamente

Lula em campanha no Nordeste. Foto: Ricardo Stuckert

Por Mauro Utida

Esta quinta-feira (8) iniciou com um bom dia do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que reafirmou o compromisso em trabalhar muito para o Brasil voltar a crescer. O comentário foi uma resposta à pesquisa Quaest onde 93% dos brasileiros querem que o novo governo que começa dia 1° de janeiro dê certo.

Para o diretor da Quaest Pesquisa, Felipe Nunes, a torcida quase unânime para que o governo petista dê certo “já é um bom começo”.

Na avaliação dos brasileiros, resolver os problemas econômicos do país deveria ser prioridade absoluta do próximo governo (25%), seguido pela busca de soluções para as questões sociais (20%) e para os problemas de saúde que enfrentamos (16%).

Na economia, investir em políticas para gerar emprego (24%) e controlar a inflação (23%), devem ser prioridades para o próximo governo. A diminuição dos impostos (18%) aparece como prioridade também, assim como a facilitação de crédito para pequenas e médias empresas (9%).

Porém, o otimismo que vinha sendo formado na economia de ambos os lados que disputou a eleição, deu lugar a um certo temor de que as coisas podem piorar nos próximos 12 meses. Caiu de 75% para 48% quem dizia que a economia ia melhorar.

Nunes explica que a piora na expectativa na economia foi produzida pelos eleitores derrotados que estavam otimistas com a possibilidade de Bolsonaro ser reeleito. Entre eleitores de Bolsonaro, o otimismo com a economia caiu de 81% para 30%, “é quase um luto coletivo”.

Felipe Nunes chama atenção como as opiniões estão ‘contaminadas’ pela posição política de cada entrevistado. “Eleitores de Lula acreditam que a corrupção diminuirá, eleitores de Bolsonaro acham que ela vai aumentar. Sugerindo que possa haver um raciocínio motivado em todas essas opiniões”.

A avaliação até aqui da pesquisa é a de que Lula está se saindo melhor do que 41% dos brasileiros esperava, enquanto apenas 24% acham que ele está pior do que eles imaginavam.

Mandato impopular de Bolsonaro

Na pesquisa ‘O Brasil que queremos’ publicada nesta quinta também revela que Jair Bolsonaro (PL) termina seu governo com um saldo negativo frente a opinião pública. “No conjunto da obra, no último retrato, Bolsonaro termina seu mandato com 36% de avaliação positiva, 24% de avaliação regular e 38% de avaliação negativa”.

A pesquisa mostra a avaliação negativa de Bolsonaro foi consolidada durante a pandemia. Para a maioria dos brasileiros, a pior área de atuação do governo foi na saúde/pandemia (31%). Em compensação, Bolsonaro não conseguiu consolidar uma marca de trabalho positiva.

Segundo a pesquisa, o comportamento que não agradou as pessoas e que deve estar aumentando a rejeição do presidente Bolsonaro foi o questionamento do PL (seu partido), com o seu aval, sobre os resultados da eleição.

O levantamento ouviu 2.005 pessoas em 120 municípios das 5 regiões do país entre os dias 2 e 6/dez. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiabilidade de 95%.

Leia mais:

Em vitória de Lula, Senado aprova PEC que garante Bolsa Família a R$ 600

Bloqueio de verbas no INSS e na Capes pode deixar Bolsonaro inelegível

Após ação de estudantes, Toffoli dá 72h para governo explicar bloqueio de verba para bolsistas