Sede oficial do Partido Obrero de Córdoba. Foto: Cobertura colaborativa

Leia aqui em espanhol

Hoje, na cidade de Córdoba, na Argentina, foram cumpridos dezenas de mandados de busca e apreensão, simultaneamente, em diversos espaços sociais e políticos.

A justificativa da ação policial são supostas desordens na manifestação da última segunda-feira, dia 28, organizada contra o “gatillo fácil” (em português, gatilho fácil) por mães que perderam seus filhos nas mãos da polícia cordobesa, e apoiadas pelos coletivos locais, movimentos sociais e políticos.

Essas organizações sociais e políticas sofreram hoje uma forte perseguição policial e judicial, que segue a linha repressiva promovida pelo Estado argentino comandado por Maurício Macri. Também havia ordem de detenção para as mães que convocaram a manifestação contra o gatilho fácil.

Policiais retiram material de manifestação de sedes de movimentos sociais. Foto: Cobertura Colaborativa

Isso demonstra, de forma explícita, perseguição aos movimentos sociais, às organizações que lutam pela democracia, aos partidos políticos e aos familiares das vítimas assassinadas pela mesma polícia local. Nos cumprimentos dos mandados de busca e apreensão foram levadas bandeiras, cartazes, panfletos e materiais preparados para a manifestação de segunda-feira, além dos materiais da manifestação convocada para amanhã que exige a aparição de Santiago Maldonado com vida. Maldonado desapareceu no dia 1 de agosto nas mãos da Guarda Nacional Argentina, por apoiar a luta dos povos originários Mapuches no estado de Chubut.

O Procurador de Justiça responsável por expedir os mandados em Córdoba se chama Gustavo Dalma, do Distrito 1 Turno 5 do Palácio dos Tribunais II. No momento, estão detidos um jovem menor de idade, familiar de uma vítima do gatilho fácil, responsável por transportar materiais de divulgação da marcha de segunda-feira e um vizinho de um dos locais invadidos pela polícia.

Tudo isso aconteceu justo um dia antes da manifestação convocada no estado de Córdoba que exige a aparição com vida de Santiago, buscando aterrorizar os ativistas e calar aqueles que lutam pelos direitos humanos na Argentina.

A Mídia NINJA se solidariza com os movimentos sociais e organizações que tiveram hoje seus direitos violados arbitrariamente. Ditadura nunca mais.

Sede da “Frente de Organizaciones en Lucha”. Foto: Cobertura Colaborativa