Foto: Pedro Ladeira

A dois meses da eleição, o centrão – grupo político que dá sustentação ao governo no Congresso – vem articulando a proposta de Emenda à Constituição (PEC) para proteger Jair Bolsonaro de ser detido, caso ele perca a eleição, por conta dos processos e investigações que correm contra o mandatário e sua família na Justiça.

De acordo com a jornalista Andréia Sadi, em seu blog no G1, a proposta que voltou a ganhar força entre parlamentares aliados de Bolsonaro é uma espécie de cargo de senador vitalício aos ex-chefes do Executivo, garantindo a eles foro privilegiado e imunidade parlamentar até o fim da vida. O objetivo da PEC, cujo conteúdo veio à tona em 2021, é evitar que ex-presidentes sejam alvos de prisão quando encerrarem seus mandatos.

Preocupados com esse cenário, aliados de Bolsonaro vêm articulando a PEC sob a justificativa de que a medida não beneficiaria apenas o atual chefe do Executivo. Líderes do centrão afirmaram ao blog que há a possibilidade de costurar um acordo para aprovação da proposta.

Pesquisa eleitoral

Segundo pesquisas de intenção de voto de diferentes institutos, Lula vem registrando vantagem contra Bolsonaro. Em junho, Lula obteve 53% dos votos válidos em levantamento do Datafolha. O resultado daria vitória ainda na primeira volta da eleição presidencial, quando são necessários somar metade dos votos válidos mais um para declarar um vencedor ou vencedora.

A mais recente pesquisa do Instituto FSB, divulgada nesta segunda (25), também mostra que o candidato do PT venceria qualquer um dos adversários em um eventual segundo turno. O ex-presidente tem 54% dos votos contra 36% do atual.

Leia mais:

Com 51%, Lula tem maior aprovação de jovens de capitais, diz Datafolha; Bolsonaro tem 20%

Carta em defesa da democracia condena ataques de Bolsonaro e reúne mais de três mil assinaturas

Mortes e agressões causadas pelo ódio bolsonarista são denunciadas à ONU