Foto: @ursopretodafavela/ @casadoursocomunica

Em uma noite de muita emoção, sorrisos e lágrimas, o público presente ao Teatro Novotel Jaraguá, em São Paulo, conheceu o novo Mister Brasil Trans. Acan Simões, 21 anos, paulista de Itaquera, foi anunciado o grande vencedor no início da madrugada desta quarta-feira (7). Ele foi eleito, entre 28 candidatos, o homem trans mais bonito e empoderado do país. E pela primeira vez, o Mister Trans realizou um concurso reunindo candidatos de outros países. O tunisiano Matheus Jade Esseyah, 24 anos, foi eleito o primeiro Mister Trans Internacional.

“Eu sou o único preto retinto aqui no Mister Brasil Trans. É muito importante que nossos corpos estejam presentes em todos os espaços. O racismo estrutural faz a gente achar que não pode estar nos lugares. Por isso, eu agradeço a minha ancestralidade que abriu as portas para eu estar aqui recebendo faixa de Mister Brasil Trans”, disse o jovem da zona leste paulistana.

Ao receber a coroa, ele homenageou dois homens trans: Demétrio Campos, jovem baiano que virou símbolo da luta dos homens trans, e Nathan Santos. Vítima de transfobia, Demétrio cometeu suicídio em 2017, aos 23 anos. Nathan Santos foi o primeiro preto retinto a concorrer ao Mister Brasil Trans, no ano passado.

“Nós também precisamos deste espaço para celebrar a nossa existência e a nossa beleza. Vai muito além de estética. A sociedade ainda não consegue olhar pra gente e ver a nossa beleza de verdade.

A edição deste ano trouxe a grande novidade de uma competição internacional. Três candidatos concorreram à coroa. Matheus Jade Esseyah, da Tunísia; Edan Mar, da Colômbia; e Fahim Qasem representando o Brasil. Antes de ser anunciado, o vencedor já havia conquistado o público presente com seu carisma. O jovem de 24 anos que deixou a Tunísia para fugir da transfobia institucionalizada conquistou no Brasil o título de Mister Trans Internacional.

“Eu quero ajudar os homens trans da Tunísia e do Brasil. No meu país, a gente não tem acesso à terapia hormonal. Se a gente denuncia, acaba preso. Eu tinha denunciado essa realidade em minhas redes sociais e acabei obrigado a deixar a Tunísia. Meu plano era incialmente ir para a França, mas como a Tunísia não tem relações diplomáticas com a França, a solução seria ir para um país onde esse caminho pudesse ser feito e assim vim para o Brasil. A ideia era ficar apenas uns meses, mas eu me apaixonei pelo Brasil e é aqui que eu quero ficar. Eu quero ser uma voz para ajudar homens trans da Tunísia e do Brasil”, disse ele.

Foto: @ursopretodafavela/ @casadoursocomunica

Potência negra

A negritude se fez presente de forma potente na segunda edição do Mister Brasil Trans. Três candidatos negros chegaram ao top 6. A cerimônia de coroação foi aberta com a apresentação do rapper All Ice e do DJ Tayan. Logo em seguida, os candidatos entraram no palco sob o som de Amarelo, hit nas vozes de Emicida, Majur, Pabllo Vittar e Belchior. Eles foram acompanhados por um homem trans preto e uma mulher trans preta, o ativista Gab Van, um dos produtores do Mister Brasil Trans 2022, e Lyandra Kelly, moradora da Casa Florescer, abrigo para mulheres trans e travestis. As lágrimas rolaram intensamente entre o público presente ao Teatro Novotel Jaraguá diante da beleza e da coragem dos candidatos ao exibirem e exaltarem seus diferentes corpos plenamente.

Cah Bandeira, um dos fundadores do Mister Brasil Trans e ativista não binárie também brilhou durante a apresentação da música. Ele apresentou a cerimônia ao lado de Murilo Alves, que foi candidato ao Mister Brasil Trans em 2021 e Eloah Rodrigues, mulher preta retinta eleita Miss Beleza T em 2020.

Os candidatos também se apresentaram em traje de gala no palco do Teatro Novotel Jaraguá. Gritos de “casa comigo” e “me chama de esposa”, foram ouvidos na plateia durante o desfile dos misters.

Resistência

Quando a terça-feira chegava ao fim, o top 6 foi anunciado durante a performance da digital influencer e coordenadora do Mister Brasil Trans, Mariane Cáceres. Rodrigo Alencar, Mister Bahia, Nathan Meireles, Mister Espírito Santo, Lorenzo Zimon, Mister Paraíba, Felipe Lascani, Mister Rio Grande do Sul, João Daniel, Mister São Paulo e Acan Simões, Mister Itaquera foram anunciados diante de uma plateia com torcidas que vibravam com os anúncios de cada nome, principalmente de João Daniel e Acan que, por serem de São Paulo, contavam com maior presença de familiares e amigos na plateia.

Antes do anúncio do vencedor, os candidatos puderam falar sobre suas vidas ao dividirem com o público as trajetórias de resistência. Morador da Casa Joã W. Nery, abrigo para homens trans mantido pela Prefeitura de São Paulo, o Mister Bahia Rodrigo Alencar fez um relato sincero que exemplificou a realidade de homens trans em todo o Brasil.

“Eu luto contra a depressão e ansiedade. Eu luto contra achar que, olhando no espelho, aquele patinho feio não tem jeito, é só um patinho feio. Eu saí da minha cidade, em Salvador, e moro em São Paulo há alguns meses. Eu saí da casa da minha família para fugir mesmo porque eu nunca fui aceito, sempre fui silenciado. Só quem esteve por perto sabe tudo o que eu passei, o que eu lutei para continuar vivo, falando em cima deste palco. Fui roubado. Tomei soco no olho”, contou muito emocionado o Mister Bahia. “Estou morando na Casa João Nery e tenho muito orgulho disso. As pessoas me acolheram super bem, são incríveis. Quando a gente fala de resistência, a gente fala de uma linha tênue entre ter coragem e ao mesmo tempo se sentir um lixo. É uma montanha-russa de sentimentos. Mas eu quero agradecer por estar aqui”, concluiu ele sob muitos aplausos.

A terça-feira terminou e, nos primeiros instantes desta quarta-feira, o vencedor foi anunciado. Vencedor do Mister Brasil Trans 2021, o carioca Bernardo Rabelo subiu ao palco para passar a coroa ao novo homem trans mais bonito do Brasil. Dois candidatos chegaram ao momento final: Lorenzo Zimon, Mister Paraíba, e Acan Simões, Mister Itaquera-SP. Ao ser anunciado como o grande vencedor do Mister Brasil Trans 2022, Acan foi cercado e abraçado por todos os candidatos, em uma grande celebração do afeto construído durante os dias que todos os candidatos viveram no Mister Brasil Trans 2022.

Produtor-executivo e co-fundador do Mister Brasil, Esteban Rodrigues celebrou o sucesso do evento.

“A celebração da transmasculinidade e do Mister Trans perpassa um processo diário de resistência e potência, além de ressignificação do que é masculinidade e como se afastar de uma leitura cisgenera, violenta, tóxica, machista.

É por continuarmos vivos, ocupando e transgredindo espaços, que o Mister Trans existe. Um confinamento com mais de 30 realidades, vivências, experiências e construções subjetivas.

É um equívoco dizer que se trata apenas de beleza, quando se criam possibilidades políticas, culturais, esportivas, sociais e sensíveis. Esse é o maior encontro de transmasculinidades do mundo, não apenas enquanto competição, mas construção de afetos, amizades, relacionamentos e empatia.

Quem entra no Mister Trans Brasil ou Internacional, nunca sai o mesmo. E por isso, principalmente, está confirmada a edição 2023. É fundamental acompanharem as redes sociais do Concurso, pois em breve novas inscrições estarão abertas”.

Via assessoria