Dezenas de artistas também apoiam a iniciativa, entre eles Lucélia Santos, Jean Wyllys, André Carvalhal e Valentina Bulc, que participaram do desafio deste ano

Foto: Larry Busacca

Por Anita Krepp

Veganuary, organização internacional de apoio ao veganismo, promove um trabalho de criação e distribuição de conteúdo de forma gratuita, conscientizando a população do mundo todo sobre o real custo do consumo de produtos de origem animal. A cada janeiro, Veganuary lança o desafio de 31 dias para uma alimentação a base de plantas, e ao longo do mês, envia um email por dia aos participantes com dicas práticas de como fazer dessa experiência muito mais fácil e deliciosa, com receitas, dicas de nutrição, leitura, filmes e muito mais. Embora a campanha principal seja em janeiro, as inscrições permanecem abertas o ano inteiro.

Dezenas de artistas também apoiam a iniciativa, entre eles Lucélia Santos, Jean Wyllys, André Carvalhal e Valentina Bulc, que participaram do desafio deste ano. Entre os embaixadores de Veganuary estão Xuxa, Paul Mccartney, Luisa Mell, Joaquim Phoenix, Derrick Green e Alicia Silverstone.

Desde a sua fundação, em 2014, mais de 629 mil pessoas, de mais de 200 países, já se inscreveram gratuitamente no desafio. A cada ano, a organização envia uma pesquisa aos participantes para saber o que pensam e como sua vida mudou após Veganuary. Na última pesquisa, publicada há poucas semanas, foi possível aferir que seis meses após completar o desafio de um mês vegano com Veganuary, 80% dos participantes que não eram veganos nem vegetarianos quando se inscreveram mantiveram uma redução importante no consumo de carne e produtos de origem animal: 37% consomem 75% menos carne; enquanto 15% consomem 50% menos carne e outros produtos de origem animal do que antes de participar do desafio de um mês vegano, em janeiro passado.

Mais saudáveis

Os benefícios para a saúde também ficaram evidentes para aqueles que pararam de comer carne durante a campanha de 2022. Dois terços dos participantes veganos que seguiram uma dieta totalmente vegana nos últimos 6 meses experimentaram um aumento de energia (58%); melhora do humor (57%); benefícios para a pele (51%) e mudança desejada no peso corporal (46%).

A organização de origem britânica com presença em vários países do mundo faz um convite à população para que se informe e abra um espaço a mudança, em uma vida sem consumo de carne. “As opções à base de plantas não são apenas saborosas, mas também são melhores para o meio ambiente e para os animais. Além disso, eliminar a carne é a melhor maneira de reduzir a nossa pegada de carbono”, lembra Mauricio Serrano Palma, diretor de Veganuary na América Latina.

Outros dados relevantes da pesquisa indicam que 28% seguem uma dieta totalmente vegana e 86% daqueles que não são totalmente veganos dizem que provavelmente tentarão novamente uma dieta baseada em vegetais no futuro.

Substitutos da carne

Atualmente, existe uma grande variedade de substitutos vegetais para todos os produtos de origem animal. Carnes, leites, queijos e quase qualquer outro alimento que você puder imaginar, hoje podem ser facilmente encontrados nas prateleiras dos supermercados, bem como nas lojas especializadas, cada vez mais acessíveis e em constante crescimento, inclusive para atender à enorme demanda de não veganos por produtos a base de plantas.

Estima-se que no Brasil hajam 25 milhões de vegetarianos e cerca de 60 milhões de flexitarianos. Outra pesquisa, do Ipec, sugere que 46 milhões de brasileiros escolhem não consumir carne pelo menos uma vez por semana. Para todos eles e quem mais quiser, Veganuary está com as inscrições abertas para o desafio de um mês vegano – e é grátis.

A pesquisa de acompanhamento dos participantes seis meses após participarem do desafio foi enviada por Veganuary para 67% das 629.351 pessoas que se inscreveram durante a campanha de 2022. Quase 7.500 pessoas responderam. Você pode encontrar mais informações sobre o estudo aqui.