Foto: Amy Sussman

Por Rafael Delgado

Essa é a estreia de Celine Song, diretora, roteirista e dramaturga no Oscar. A sul-coreana emplacou o seu primeiro filme da carreira na premiação e conseguiu indicações nas categorias de melhor filme e melhor roteiro original.

Artisticamente, Song tem uma trajetória muito interessante. Em 2020 estreou sua peça teatral “Endlings” em Nova York, mas a temporada foi paralisada pela pandemia. Por conta do confinamento, Song se desafiou e, com uma ideia inusitada, produziu mais uma peça “The Seagull”, ou “A Gaivota”, escrita por Anton Tchekhov. O jogo “The Sims” serviu para encenar essa peça on-line pela Twitch e foi nomeada como “The Seagull on The Sims 4”. Seu primeiro trabalho no audiovisual como roteirista veio como redatora da primeira temporada da série de fantasia épica “The Wheel of Time” ou “A Roda do Tempo”, do Prime Video.

Agora, com essa experiência no audiovisual, Song escreve seu primeiro longa-metragem chamado “Past Lives” ou “Vidas Passadas”, que será distribuído pela A24. O filme narra a trajetória de dois amigos de infância que são separados, porque a família de um deles imigra para o Canadá. Após duas décadas, ambos se reencontram em Nova York, agora cada um tendo sua vida já estabelecida. Nesse encontro, um confronto de sentimentos e questionamentos como amor e destino serão postos em cheque. 

Antes de ser indicado ao Oscar, Past Lives fez sucesso em diversos festivais pelo mundo, sendo eles os principais: Independent Spirit (melhor filme e melhor direção) e o Gotham Independent Film Award (melhor filme). 

O filme, que tem diversas referências biográficas sobre a própria diretora, está nos cinemas e ainda não tem data para entrar nos catálogos de streaming.