A deputada Vivi Reis permanecerá no Amazonas para colher mais informações para relatório (Reprodução Vivi Reis)

Deputados e senadores que integram as comissões externas criadas pela Câmara e pelo Senado para acompanhar investigação dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips realizaram audiências em Atalaia do Norte e Tabatinga, nesta quinta-feira (30) no Amazonas.

Na sede da Univaja, em Atalaia do Norte, foram ouvidas lideranças indígenas que mais uma vez denunciaram a omissão do Estado, já que já haviam alertado sobre a iminência de uma tragédia.



No período da tarde, o encontro foi em Tabatinga. Os parlamentares ouviram representantes da força-tarefa que atuou nas buscas por Bruno e Dom. Também foram integrados à reunião, servidores da Funai, DPU, MP, PF e Forças Armadas.

A deputada federal, Vivi Reis (PSOL-PA), que é relatora da Comissão Externa da Câmara, e equipe técnica permaneceram na cidade para ouvir mais pessoas da região. “Avaliamos que apenas um dia de diligência seria insuficiente para coletar todos os elementos necessários para a construção do relatório. Precisamos ouvir indígenas, indigenistas, servidores da base local da Funai, integrantes da força tarefa que atuou nas buscas, autoridades locais para, a partir daí, definirmos na Comissão quais serão os próximos passos”, afirmou a deputada Vivi Reis.

A deputada Érika Kokay (PT-DF), disse que os parlamentares vão acompanhar o processo de investigação “para saber quem mandou matar Bruno e fiscalizar e ao mesmo tempo assegurar direitos, Brasil tem que ter seu estado de volta, não pode ter seu estado capturado pelo seu contrário, como estamos vendo a partir de quem ocupa hoje, a presidência da Funai”, ao mencionar o delegado da Polícia Federal, Marcelo Xavier, que ocupa o cargo.

Os parlamentares verificam a atuação de redes criminosas no local ligadas às atividades de tráfico de drogas, pesca irregular e garimpo ilegal e, ainda, avaliar como está a presença do Estado brasileiro na região, apurando, inclusive, denúncias de possíveis casos de prevaricação, além de apontar medidas que possam garantir a integridade e a segurança de indígenas, indigenistas, servidores da Funai e defensores da floresta.

Além de Vivi Reis e Erika Kokay, viajaram à Atalaia do Norte nesta quinta-feira (30), os deputados José Ricardo (PT-AM), Joenia Wapichana (Rede – RR), João Daniel (PT-SE), Rodrigo Agostinho (PSB-SP), Reginaldo Lopes (PT-MG) e os senadores Randolfe Rodrigues (Rede- AP), Fabiano Contarato (PT-ES), Nelsinho Trad (PSD-MS), Leila Barros (PDT-DF) e Eduardo Velloso (União Brasil – AC).