John Kerry aponta o aumento do desmatamento durante o governo Bolsonaro e mostra interesse em trabalhar com o presidente eleito

Foto: Roxana Bravo / World Bank

“Vamos procurar o governo Lula assim que for a hora”. O enviado especial dos EUA para o clima, John Kerry, em uma coletiva em Washington, nesta quarta-feira (02), mostrou interesse em trabalhar com Lula. Também afirmou a necessidade de dar continuidade aos antigos planos de preservação do antigo mandato do político brasileiro, de 2003 a 2010.

“O presidente eleito, Lula, está comprometido, ele já demonstrou esse compromisso anteriormente com um programa que ele tinha em vigor”, alega o político. “Mas agora espero que nós possamos aperfeiçoar esse programa e avançar ainda mais rapidamente com as reformas que são necessárias para tentar salvar a Amazônia. 

Durante as eleições, a questão do desmatamento foi muito discutida nos debates presidenciais, principalmente entre Lula e Bolsonaro. Segundo dados do projeto Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), durante o governo Lula, apesar dos primeiros anos do mandato terem registrado um alto índice de desmatamento, o número caiu significativamente nos anos consecutivos, aproximadamente 67%, atingindo os menores patamares históricos entre 2006 e 2015. No Governo Bolsonaro, em contrapartida, houve um registro do aumento da área desmatada em 73% nos primeiros 3 anos de governo. 

“Sob o Governo Bolsonaro, lamentavelmente, o nível de desmatamento aumentou na Amazônia, e hoje está em taxas perigosamente altas”, aponta John Kerry. 

Em 2021, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança no Clima (COP 26), o Brasil foi criticado pela falta de projetos e iniciativas de combate ao efeito estufa e ao aumento do desmatamento registrado no governo atual. Além disso, no último ano, a relação entre EUA e o governo Bolsonaro ficou estremecida quando Joe Biden se tornou presidente. Desde então, diversas declarações do presidente, de sua vice, Kamala Harris, e de seus apoiadores mostram preocupação com a preservação da Amazônia e com a falta de iniciativa e de mudanças do atual governo diante dos números registrados.

É importante destacar que, em apenas alguns dias, acontecerá a COP 27, no Egito. Esse ano, o evento contará com a presença do presidente eleito, Lula, que tem como um de seus principais projetos de governo a pauta climática e de preservação ambiental. A conferência será determinante para traçar os próximos passos diante da questão da Amazônia e alinhar com o restante dos países que estarão presentes. 

Durante a coletiva, o enviado dos EUA também lembrou a importância global que a Amazônia tem e a necessidade de cooperação entre todos os países para a sua preservação. “E assim, nós e o resto do mundo teremos que reconhecer que se quisermos valorizar essa grande floresta, temos que ajudá-los (os brasileiros) a preservá-la”, afirma Kerry.