Foto: Paulo Desana / Dabakuri / Amazônia Real

Foi anunciado nesta terça (5) pelo governador Helder Barbalho o decreto de ‘lockdown’ (bloqueio total) para aumentar índices de isolamento social em dez municípios do Pará. A medida deve funcionar a partir da próxima quinta-feira (7) de forma ‘educativa’ até o próximo domingo (9). Depois, punições poderão ser aplicadas em caso de descumprimento até o domingo (17).

Segundo o governo, a determinação deve manter somente serviços essenciais e limitar circulação de pessoas nos sete municípios da região metropolitana e outros três no interior: Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará, Vigia, Santo Antônio do Tauá, Breves (Marajó).

O governo fala em medidas mais drásticas desde o dia 1º de maio, quando o número de mortes de Covid-19 quase triplicou em uma semana no Pará. O estado teve crescimento acima da média nacional e o maior entre os mais afetados entre 24 e 30 de abril. Belém e outras cidades também vivem colapso na saúde e no sistema funerário.

Segundo o governo, o bloqueio total tenta atender recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de índice de isolamento social de, ao menos, 70%. O índice caiu no Pará na última segunda (4) e atingiu 48,27%. Belém teve 51,1 %, segundo último boletim.

O estado é o segundo a adotar a medida. Em São Luís e região metropolitana no Maranhão, foi iniciado o bloqueio total nesta terça-feira. Sem usar o nome ‘lockdown’, Fortaleza anunciou o endurecimento das medidas de isolamento social, que foram prorrogadas até 20 de maio.