Papa denunciou farsa jurídica no Brasil: ‘Lula foi condenado sem provas’ e ‘Dilma tem mãos limpas’

Papa Francisco. Foto: Vatican News

Por Cley Medeiros

Em uma entrevista ao canal de TV argentino C5N, veiculada nesta sexta-feira (31), o Papa Francisco afirmou que o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado sem provas. Segundo ele, é comum que os meios de comunicação sejam usados para desqualificar determinadas pessoas e acusá-las de crimes sem provas.

Ele afirmou que para condenar Lula, bastou apresentar uma denúncia enorme, mesmo sem evidências concretas de um delito. O Papa também mencionou o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e afirmou que ela foi afastada do cargo, mesmo sendo inocente.

“O caminho é aberto com os meios de comunicação. Deve-se impedir que este chegue a tal posto. Então o desqualificam e metem sobre ele a suspeita de um delito. E fazem todo uma denúncia criminal, uma denúncia enorme, onde não se encontram [provas]. Mas para condená-lo basta mostrar o tamanho da denúncia. Onde está o delito? Aqui? Sim, parece que sim. Assim foi condenado Lula”, disse.

O pontífice ainda acrescentou que é necessário que a sociedade se manifeste e denuncie irregularidades em situações como essa. Ele acredita que os políticos têm uma missão importante de expor uma justiça que não é justa, e que os juízes devem criar jurisprudências de maneira harmônica com o direito.

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, compartilhou a entrevista nas redes sociais e destacou as afirmações do Papa sobre a manipulação do sistema judiciário no Brasil.