Foto: Reprodução / Bel Coelho

As chefes de cozinha Bel Coelho, Bela Gil e Paola Carosella se juntaram ao Ato Pela Terra e diversas ações de mobilização que ocorrem hoje em Brasília contra o Pacote da Destruição, uma série de projetos de leis antiambientais que estão em tramitação no Congresso Nacional. “Pense na sorte que é lutar ao lado dessas manas. juntes vamos conseguir derrubar os PLs que destroem nossa terra, clima, saúde e alimentos”, escreveu Bel Coelho.

O ato ocorre em Brasília, reunindo diversos artistas e ativistas na Esplanada dos Ministérios, pressionando o legislativo e alertando sociedade civil contra os projetos de destruição ambiental. Antes de ir ao palco em frente ao Congresso Nacional, as chefs marcaram presença em reuniões no Supremo Tribunal Federal e Senado.

Foto: Midia NINJA

Foto: Midia NINJA

Foto: Midia NINJA

“O Brasil pode produzir comida e riqueza de outra forma!”, disse Paola em ato ao vivo na Esplanada dos Ministérios.

Não é a primeira vez que as cozinheiras se mobilizam pela causa ambiental, especialmente contra o Pacote do Veneno. O PL 6299/2002 visa flexibilizar a liberação de agrotóxicos e dar mais autonomia ao Ministério da Agricultura, hoje presidido pela ministra Tereza Cristina. O PL quer permitir que novas substâncias sejam aprovadas sem avaliação prévia da Anvisa e do Ibama, através de registros temporários, além de retirar a obrigatoriedade da apresentação de receituário para venda dos agrotóxicos.

Em fevereiro, 301 deputados votaram a favor do Pacote do Veneno, cujo texto é defendido pela bancada ruralista há anos, em uma audiência de menos de 4 horas com o plenário analisando o pedido de urgência e o mérito do projeto, de forma extremamente acelerada e sem participação popular.

Paola Carosella: “não é com mais veneno que vamos alimentar o Brasil”

“Estou aqui pra que possamos frear esse pacote de destruição. A gente precisa cuidar e olhar para a mãe Terra, e cuidá-la para que a gente possa regenerá-la”, disse Bela Gil.

“As mulheres defendem a terra, as mulheres são contra o veneno, as mulheres são pela saúde e pela alimentação saudável. E quem alimenta o Brasil é a agricultura familiar”, diz Bel Coelho durante o ato na Esplanada, reforçando a interseccionalidade de gênero na luta pela alimentação de qualidade.

Clique aqui e acompanhe o especial NINJA sobre o Pacote do Veneno.

Confira informações da Campanha Contra os Agrotóxicos.

Ativistas são presos em Brasília por protestar contra “Pacote do Veneno”. Confira vídeo