Quarantine Tales tem o intuito de debater o papel do audiovisual e incentivar a produção de conteúdo de qualidade apesar das limitações impostas pela pandemia.

.

A Casa Átomo Filmes lança o projeto Quarantine Tales, uma série de mini documentários dirigidos por 14 diretores diferentes, apresentados pela Mídia NINJA. Os episódios serão lançados a partir desta quinta-feira (7), todos os dias, às 21h, nos canais da Mídia NINJA no YoutubeIGTV.

No mês de abril, a Casa Átomo Filmes iniciou as ações a campanha “O Vídeo Aproxima”, que compreende a série “Quarantine Tales”. A série traz uma proposta de mini documentários, gravados durante o período de distanciamento social por qual o país está passando.

“Com muitos sets sendo adiados, inclusive trabalhos autorais, nós que trabalhamos diariamente com o criativo, estávamos buscando questionar o papel dos profissionais da área e como podemos registrar esse momento histórico”, explica Tom Silveira, diretor e também sócio da produtora.

A quarentena tem nos feito olhar para dentro. A falta fez com que convivêssemos mais intensamente com as pessoas que gostamos, mas de um modo diferente. Partindo dessa realidade momentânea os diretores do Hub Criativo da produtora foram convidados para documentar o dia a dia do enclausuramento, seja de si mesmo ou de alguém que estejam convivendo.

Um total de 14 episódios foram dirigidos por Vinícius de Barros Gonçalves, Tom Silveira, Wagner Costa, Angelo Bonini, Fabrício Costa, Maurício Müller, Marina Kerber, Renan Stein, Marcelo Vianna, Arthur Alves, Filipe Lara, Beta Iribarrem, Pedro Schein e Guilherme Lucca.

Conforme Vinícius Gonçalves e Tom Silveira, sócios da Casa Átomo, a campanha surgiu dos questionamentos gerados pelo Covid-19 e do quanto seria importante criar alguma contrapartida para o momento.

“Foi preciso que perdêssemos a maneira que estávamos vivendo, para nos reencontrarmos. Percebemos que a tela que muitas vezes nos separa, hoje é a tela que nos une. E isso nos mostrou como podemos usar da tecnologia e do audiovisual para aproximar cada vez mais as pessoas”.

É importante ressaltar que diante de todas as limitações que estão sendo impostas pelo momento, o período de adaptação será longo. “Teremos de rever o processo audiovisual como um todo, para que os grandes roteiros não sofram com questões técnicas. Quarantine Tales abre essa discussão”, pondera Vinícius.

Inclusive, um dos objetivos da campanha é gerar esse debate sobre o tema entre diretores e profissionais do setor. Bianca Chiaradia, atendimento e gerente de projetos da produtora, fala sobre:

“Vamos fazer lives no Instagram da Casa Átomo para continuar refletindo sobre o tema em busca de alternativas para o período que estamos vivendo. Pensar em outras iniciativas para colocar em prática. E também propor aos realizadores, agências e clientes novas propostas de posicionamento pelo vídeo”.

“O Vídeo Aproxima” e todos os episódios de “Quarantine Tales” seguiram todas as solicitações da OMS e as orientações do governo. As gravações foram realizadas por um único diretor,  as pessoas que participam são pessoas que já estávam em contato entre si e, mesmo assim, foi mantida a distância de dois metros, uso de álcool em gel e máscaras.

Assista ao trailer: