Representantes do TNC Brasil, iCS e Instituto Ethos participaram do painel realizado no Brasil Climate Hub (Geralt/Pixabay)

 

Teca Curio, para a Cobertura Colaborativa NINJA na COP26

Às vésperas do encerramento da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Glasgow, vários debates focaram no desenvolvimento de soluções para um futuro sustentável e com qualidade de vida.

Em um destes, a representante do Instituto Ethos, Marina Ferro, disse que “a conferência tem como principal objetivo demonstrar como diferentes organizações trabalham em prol da manutenção dos compromissos assumidos internacionalmente pelo Brasil com base no Acordo de Paris. Já o Fórum é uma iniciativa multissetorial e tem como missão mobilizar lideranças da sociedade promovendo diálogo e cooperação a fim de criar ações para uma Amazônia justa e sustentável”.

Marina foi uma das debatedoras do painel “Organização em rede para a ação climática”, que aconteceu na quinta-feira (11). Ao seu lado, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, a coordenadora do Instituto Clima e Sociedade (iCS), Marina Marçal e a representante da  TNC Brasil, Karen Oliveira participaram do painel.

Durante os debates, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti lembrou que “Pernambuco emite dezenove milhões e seiscentos mil toneladas de gases de efeito estufa, o que corresponde a 5% das emissões do Brasil, precisamos de um plano de descarbonização”.

Para Marina Marçal, representante da TNC Brasil, é necessário pensar no clima, mas também no impacto das decisões na qualidade de vida das pessoas.  “Juntos somos mais fortes, podemos construir soluções que sejam efetivas realmente”, complementou a apresentadora da TNC Brasil, Karen Oliveira.