Filmes disputam uma vaga na categoria de Melhor Curta-metragem

“Ousmane” e “Sideral”, filmes de curta-metragem na corrida ao Oscar. Fotos: Divulgação

As expectativas para descobrir quais serão os indicados ao Oscar 2023 estão altas! Produções nacionais ou de realizadores brasileiros estão marcando presença, aumentando as esperanças de ver um pouco do Brasil na maior premiação do cinema mundial. Dois curtas-metragens estão no páreo: “Ousmane”, de Jorge Camarotti e “Sideral”, de Carlos Segundo – ambos citados pela revista Variety como possíveis indicados.

Do paulista Jorge Camarotti – que vive no Canadá desde o início dos anos 2000 – “Ousmane” apresenta a história de um imigrante do país africano Burkina Faso, que vive em Montreal. Após um exaustivo expediente de trabalho, ele conhece uma senhora desorientada, e tal encontro, muda sua vida completamente. O curta canadense é estrelado por Isaka Sawadogo, que interpreta Ousmane, e Marie-Ginette Guay, que dá vida à Edith. O filme percorreu diversos festivais mundo afora, incluindo o Canadian Screen Awards, Festival de Toronto (TIFF), Amsterdam Independent Film Festival, Manhattan Independent Film Festival, entre outros. “Ousmane” tem produção executiva de Fernando Meirelles, diretor de “Cidade de Deus” (2002). A revista Variety incluiu o curta na lista de previsões dos indicados ao 95ª Oscar.

A publicação norte-americana também citou o curta “Sideral” como uma possível nomeação ao prêmio. Com direção de Carlos Segundo, o filme também possui uma trajetória de sucesso em festivais de cinema, chegando a ser indicado ao Festival de Cannes. Ambientado em Natal (RN), o primeiro lançamento de um foguete brasileiro está prestes a acontecer. Um casal mora com os dois filhos perto do centro espacial. Ele é mecânico, enquanto ela é faxineira. Porém, a mulher sonha com outros horizontes. Entre a lista de festivais que “Sideral” percorreu também estão o Telluride Film Festival, Karlovy Vary International Film Festival, Chicago International Film Festival, Hong Kong International Film Festival, entre outros.

No dia 21 de dezembro, a Academia do Oscar divulgará a lista prévia de selecionados. O anúncio oficial dos indicados ocorrerá em 24 de janeiro de 2023, já a premiação, está marcada para 12 de março.

Leia mais:

Oscar 2023: Três faces do Brasil em busca de uma vaga na maior premiação do cinema mundial

Aclamado e premiado, ‘Marte Um’ concorre a uma vaga no Oscar 2023

‘Quando Falta o Ar’: documentário brasileiro sobre a importância do SUS está na corrida ao Oscar 2023