A viralização dos trechos dos filmes nas redes sociais levam milhares de pessoas as salas de cinema. Este movimento reflete na lista de indicados da premiação?

Foto: Divulgação

Por Mariana Martins para cobertura colaborativa da Cine NINJA

Vivendo a era das redes sociais, diversos mercados sentem a sua influência, como o da propaganda, o da música, o da moda e não seria diferente com a indústria cinematográfica. Com os anos, se percebeu que os movimentos de crítica na rede social Twitter, uma plataforma global de publicação de mensagem instantâneas, tinha sua importância pois refletia em como público via a premiação. Mas tudo mudou com o crescimento de outra rede social nos últimos anos: o Tik Tok, que baseia sua plataforma na criação e postagens de vídeos curtos. O alcance dessa rede social, que conta com mais de 1 bilhão de aplicativos baixados pelo mundo, alcançou notoriedade quando o mercado da música se mostrou totalmente influente pelas tendências que viralizam na sua plataforma.

Como isso reflete no cinema?

O filme “Top Gun: Marevick”, lançando no dia 26 de maio de 2022 no Brasil, teve sua estreia com excelente números e que o levaram ao topo de maior bilheteria naquele final de semana. Contudo, foi observado que nos finais de semanas seguintes o longa acabou tendo um público menor nas salas de cinema para assistir à produção com a estrela Tom Cruise. O jogo tornou a virar quando vídeos feitos por fãs acabaram viralizado no Tik Tok. Cenas do ator Miles Teller – que faz o papel de Bradley Brandshaw – acabaram chegando a milhões de curtidas e viralizações, criando desejos em uma parcela do público que ainda não tinha assistindo ao filme. Com isso, “Top Gun: Marevick” chegou de novo ao topo da bilheteria um mês depois do seu lançamento. Como informou o portal G1, “depois de ficar três semanas com a segunda colocação, o filme com Tom Cruise voltou a assumir o primeiro lugar” na bilheteria nacional.

Foto: Reprodução Tik Tok / Sostandard

Outro fenômeno parecido ocorreu com “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” de produção da aclamada A24, que ganhou o nome de “filme do Tik Tok” pelos críticos após o longa viralizar com cortes na rede social. Mesmo que esse efeito não tenha causado a lotação nas salas de cinema como no anterior, ainda sim criou-se uma atmosfera para que o longa chegasse à boca de um grande público. Pode parecer um acontecimento sem muita importância mas ao observar que a academia está cada vez mais atenta ao que o grande público diz e consome nas redes sociais, não é estranha a aparição desses filmes citados nas categorias do Oscar 2023.

Andrea Riseborough concorre ao prêmio de melhor atriz. Foto: Getty Images

Outro caso envolvendo as redes sociais e uma indicada ao Oscar

Andrea Riseborough, uma atriz britânica que está concorrendo na categoria de Melhor Atriz por sua performance no filme “To Leslie”, só conseguiu sua indicação depois de uma campanha feita por diversos atores na rede social Instagram, que é uma plataforma de fotos e vídeos ao vivo. Muito se falou sobre essa polêmica na indicação, pois foi percebido que a campanha foi feita justamente na época de votação para os indicados às estatuetas. Nota-se aí o forte apoio que as redes sociais têm ao criar movimentos que acabaram refletido em quem ou qual produção ganhou indicações.

Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2023