*Por Paulo César Silva

Hoje em dia é bem comum filmes receberem remakes, reboots e continuações pelos estúdios hollywoodianos. Porém, raramente estes filmes conseguem destaque na premiação, pois a Academia costuma ser bem resistente com este tipo de produção, ainda mais se a anterior tiver tido algum êxito em relação a seus prêmios. E isso reflete nos personagens, que sempre sofrem com comparações com a pessoa que o interpretou anteriormente de forma “oscarizável”. Contudo, alguns personagens foram tão marcantes que superaram essas barreiras, fazendo com que atores e atrizes diferentes recebessem o prêmio pelo mesmo papel.

Em toda história do Oscar, 13 personagens conseguiram “ser indicados” com atores e atrizes diferentes, sendo que o monarca Henrique VIII levou os atores que o interpretaram à noite de gala de Hollywood por três vezes. Em alguns casos, isso ocorreu em um mesmo filme, pois a personagem é retratada em diferentes fases de sua vida. São os casos de Rose De Witt, de Titanic (1997), que conseguiu que Kate Winslet, em sua fase jovem, e Gloria Stewart, idosa, fossem indicadas ao prêmio como principal e coadjuvante respectivamente. E Iris Murdoch, no filme Iris (2001), no qual novamente Kate Winslet dá vida à escritora na fase jovem e a incrível Judi Dench na fase final de sua vida. Neste caso, com Winslet como coadjuvante e Dench, principal.

As outras ocorrências foram com Henrique VIII, Elizabeth I, Don Vito Corleone, Arthur Chipping, Cyrano de Bergerac, Abraham Lincoln, Rooster Cogburn, Henrique II, Henrique V, Howard Hughes, Richard Nixon, Coringa e Anita.

E quais foram os personagens premiados mais de uma vez?

 

Don Corleone

  • Oscar de melhor ator para Marlon Brando em 1973 por O Poderoso Chefão Parte I
  • Oscar de melhor ator coadjuvante para Robert De Niro em 1975 por O Poderoso Chefão Parte II

 

Coringa

  • Oscar póstumo de melhor ator coadjuvante para Heath Ledger em 2009 por Batman – O Cavaleiro das Trevas
  • Oscar de melhor ator para Joaquin Phoenix em 2020 por Coringa

 

Anita

  • Oscar de melhor atriz coadjuvante para Rita Moreno em 1962 por Amor, Sublime Amor
  • Oscar de melhor atriz coadjuvante para Ariana DeBose em 2021 por Amor, Sublime Amor

 

*Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2024