Foto: Reprodução

Por Ricardo Carvalho

No dia 8 de fevereiro de 2024, enquanto Hollywood ainda estava na euforia dos filmes indicados à premiação, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou a nova categoria do Oscar, Melhor Elenco, que será entregue à Direção de Elenco da obra vencedora. A nova premiação vai ser válida a partir da 98ª premiação, em 2026, que contempla filmes de 2025. A última vez que a Academia lançou uma nova categoria foi em 2021, para Melhor Animação.

A luta por incluir melhor elenco no Oscar não é recente. O braço de Diretores de Elenco da Academia, que hoje conta com 160 membros, já está formado desde julho de 2013. Além disso, em 1990 houve uma forte mobilização para incluir a categoria na premiação. De lá para cá foram muitas batalhas e mobilizações na indústria estadunidense.

A Direção de Elenco é ligada à produção e responsável por viabilizar, em termos artísticos, orçamentários e contratuais, todo o elenco do filme. Para tal, precisa ter sensibilidade ao ler o roteiro e entender os limites do orçamento e prestígio da produção. Com tudo isso, devem fazer a ponte entre direção, produção e elenco levando a criatividade e os negócios a um entendimento saudável.

Entre um enorme elenco estrelar como em Oppenheimer, até uma mistura de novos talentos com antigos astros como em Os Rejeitados, tudo isso passa pela direção de elenco. Além disso, achar revelações e bons atores e atrizes fora do eixo tende a ser uma habilidade muito valorizada entre diretores e diretoras de elenco.

Como essa é a primeira vez da categoria no Oscar, vai ser preciso esperar até Abril de 2025 para entender as regras. Em abril é quando a Academia normalmente disponibiliza as regras a serem adotadas para toda a premiação referente àquele ano.

Com a inclusão desse prêmio, o Oscar se alinha a outros importantes festivais e premiações do cinema. O BAFTA (Prêmios da Academia Britânica de Cinema) conta com a categoria desde 2019 e esse ano reconheceu Os Rejeitados como melhor elenco. Já o Critic’s Choice Awards (Prêmios da Associação de Críticos) e o SAG Awards (Prêmios do Sindicato dos Atores) contam com a categoria há muitos anos e elegeram Oppenheimer como vencedor deste ano.

Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2024