Na cerimônia deste ano, cinco atrizes concorrem ao interpretar personagens com um ponto em comum: todas possuem grandes problemas a serem resolvidos

Foto: reprodução

Por Guilherme de Souza para cobertura colaborativa da Cine NINJA

Cate Blanchett, Michelle Yeoh, Ana de Armas, Andrea Riseborough e Michelle Williams concorrem como Melhor Atriz no Oscar 2023, que é historicamente uma das categorias mais concorridas e prestigiadas da premiação.

As indicações de Michelle Yeoh e Ana de Armas se destacam por motivos que vão além de uma excelente performance. No caso de Yeoh, essa é a primeira vez que uma mulher amarela é nomeada na categoria e Ana de Armas pode fazer história caso vença, já que uma mulher latino-americana nunca ganhou um Oscar de Melhor Atriz.

Confira um panorama das indicadas deste ano:

Ana de Armas interpreta Marilyn Monroe no filme biográfico “Blonde”. Baseado em alguns fatos e muitas especulações, o longa original Netflix se arrasta por quase três horas, tempo mais que o suficiente para Ana de Armas brilhar e se destacar nessa que é uma das melhores atuações do ano. Uma possível vitória de Ana de Armas seria uma grande surpresa, considerando que a atriz cubana não venceu nenhum prêmio de destaque nessa temporada de premiações.

No entanto, vale ressaltar que a Academia não esconde o gosto por atuações em filmes biográficos, o que pode ajudar de Armas. Em 2022, Jessica Chastain venceu a categoria por protagonizar o filme “Os Olhos de Tammy Faye” e em 2020, Renée Zellweger venceu por seu papel em “Judy”, interpretando Judy Garland.

Após ser a quinta mulher latino-americana indicada na categoria de Melhor Atriz, Ana de Armas pode fazer história e se tornar a primeira a vencer o prêmio. As quatro primeiras a serem nomeadas foram Fernanda Montenegro em 1999, Salma Hayek em 2003, Catalina Sandino Moreno em 2005 e mais recentemente Yalitza Aparicio, em 2019.

Netflix/2022 © Netflix

A atriz Andrea Riseborough também faturou a primeira indicação de sua carreira por protagonizar o drama independente “To Leslie”. Com baixo orçamento e com pouco dinheiro investido em sua campanha, a indicação da britânica foi a grande surpresa da categoria esse ano. Após um apoio massivo de grandes nomes do ramo nas redes sociais exaltando a performance da britânica, a Academia apurou se houveram irregularidades na campanha de Riseborough, mas não foram encontrados indícios e sua nomeação foi mantida. Na trama, ela interpreta Leslie Rowlands, uma mulher que busca reconstruir sua vida após vencer na loteria e desperdiçar todo o dinheiro com álcool. Mesmo com toda a polêmica envolvendo seu nome, Riseborough apresenta uma atuação fenomenal, e ainda que não seja a grande favorita, pode surpreender e garantir a estatueta.

Foto reprodução

Com quase 30 anos de carreira, Michelle Williams alcançou neste ano sua quinta indicação ao Oscar por mais um papel marcante ao interpretar Mitzi Fabelman, no filme semi-autobiográfico de Steven Spielberg, “Os Fabelmans”. Com um currículo excepcional e digno de vitória nesta edição, a atriz deve encontrar dificuldade em vencer dado o alto nível de competitividade na categoria. No entanto, qualidade em seu trabalho nunca esteve em falta, considerando a delicadeza e firmeza de uma personagem tão bem interpretada, que chega mais perto de um papel coadjuvante, mas ainda assim, de grande mérito.

Foto: reprodução

Michelle Yeoh vem fazendo história nessa temporada de premiações. A atriz, nascida na Malásia mas de origem chinesa, pode ser a primeira mulher amarela a vencer essa categoria no Oscar. Dividindo o favoritismo com outro grande nome do cinema mundial, Yeoh é a atriz mais premiada da atual temporada com 28 vitórias de acordo com o Metacritic, incluindo o SAG Awards, prêmio do sindicato de atores norte-americanos e principal termômetro para o Oscar. Em uma atuação grandiosa, Michelle Yeoh brilhou no filme “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, sucesso entre a crítica e entre o público, algo que pode favorecê-la ainda mais para ganhar o maior prêmio da indústria cinematográfica.

Foto: reprodução

Cate Blanchett é indiscutivelmente uma das atrizes mais talentosas em atividade e, consequentemente, uma das grandes favoritas ao prêmio de Melhor Atriz, ao lado de Michelle Yeoh. Dona de um currículo extenso no cinema e com participações na TV e no teatro, Cate deu vida à maestrina e compositora fictícia Lydia Tár, no drama “Tár”, e apresentou a performance mais potente de sua carreira. A atriz australiana já venceu anteriormente essa categoria em 2014 por “Blue Jasmine” e, em 2005, ganhou como Melhor Atriz Coadjuvante por “O Aviador”. No total, ela soma oito indicações ao Oscar e, com grandes chances de vencer, pode se tornar a segunda mulher mais vitoriosa das categorias de atuação feminina do Oscar, ao lado de Frances McDormand, Meryl Streep e Ingrid Bergman.

Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2023