Foto: Frazer Harrison/Getty Images

Por Tiago Gonçalves

Seja nas principais premiações televisivas anteriores ao Oscar ou mesmo nos bolões, os grandes favoritos já são bem conhecidos pelo público. É o caso de “Oppenheimer”, que este ano é o franco favorito para a categoria de melhor filme, ou mesmo de Da’Vine Joy Randolph, disparada a grande favorita para atriz coadjuvante. Porém, grandes nomes acabam sendo ofuscados pela falta de prêmios ou mesmo pela falta de apelo popular de seus filmes. Alguns passam a ser considerados azarões em suas categorias, mas não se engane, alguns realmente valem nossa atenção. Aqui vão 4 nomes de três filmes diferentes para apreciarmos.

Melhor atriz

Carey Mulligan em Maestro. Foto: Reprodução

Carey Mulligan, parceira de cena de Bradley Cooper em “Maestro”, é a alma desta cinebiografia que reconta a vida e obra do músico Leonard Bernstein. Ao dar vida a Felícia Montealegre, a atriz perpassa toda a trajetória dessa mulher que sempre esteve à margem de seu marido. Em muitos momentos, é sua personagem quem conduz a história e de fato aprofunda esse drama tão divisivo. Uma unanimidade é sua brilhante atuação que lhe rendeu uma indicação ao Oscar. Apesar de poucas chances de vitória numa categoria tão concorrida, esse é um trabalho para não ser deixado de lado. “Maestro” está disponível na Netflix.

Melhor atriz coadjuvante

Jodie Foster em Nyad. Foto: Reprodução

Jodie Foster dispensa apresentações. A atriz duas vezes premiada com o Oscar de melhor atriz aparece novamente entre as indicadas, dessa vez como coadjuvante numa atuação mais intimista. Apesar da pouca repercussão do filme, as atuações têm ganhado certo destaque entre a crítica. Foster é considerada o ponto alto do filme que tem como trama central a travessia da nadadora Diana Nyad do mar de Cuba até a Flórida. Jodie interpreta a treinadora Bonnie com uma garra e sutileza que dificilmente vemos. Além disso, o filme coloca duas personagens mulheres maduras no centro da narrativa, algo realmente louvável. “Nyad” está disponível na Netflix.

Melhor Ator

Jeffrey Wright em American Fiction. Foto: Reprodução

A estrela de “American Fiction”, Jeffrey Wright, corria por fora na disputa por uma vaga na categoria de melhor ator, mas a adesão dos votantes da academia ao filme fez seu nome despontar entre os cinco indicados. Apesar da garantia de vaga, Jeffrey atualmente parece ter poucas chances se comparado aos seus colegas. Porém, isso não desmerece a atuação impecável de Wright, que conduz drama e comédia de maneira meticulosa no longa. O ator, apesar da vasta carreira, está em sua primeira indicação. Mesmo não levando a estatueta, sua atuação merece todo reconhecimento. “American Fiction” está disponível no Prime Video.

Melhor ator coadjuvante

Sterling K, Brown. Foto: Reprodução

Sterling K. Brown, mais conhecido por seu trabalho no aclamado seriado “This is Us”, se une a Jeffrey Wright e um grande elenco para contar essa história que é uma grande sátira da industrial cultural americana. Seu personagem, Cliff, um homem gay recém-divorciado, possui diversas camadas e é um dos pontos altos do filme. Sua entrega é visceral, passando pela comédia e o drama com muita sutileza. Apesar de não estar centralizado na história, sempre que aparece na tela, toma os holofotes para si. No Oscar, corre por fora numa categoria já praticamente definida, mas tanto o filme quanto essa atuação são os grandes destaques do ano.

Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2024