Ele negou o quadro grave de desnutrição no território Yanomami e disse ainda que os indígenas “têm que se aculturar”

 

(Gabriela Mafra/Sesai/Reprodução Amazônia Real)

 

O governador bolsonarista de Roraima, Antônio Denarium (PP) segue na defesa de garimpeiros. Em mais uma declaração controversa ele negou o quadro grave de desnutrição no território Yanomami. Disse ele em entrevista à Folha de SP: “Eles [indígenas] têm que se aculturar, não podem mais ficar no meio da mata, parecendo bicho”. É uma declaração que atesta as intenções e práticas bolsonaristas.

A declaração de Denarium gerou revolta. Mais de 60 organizações e movimentos sociais repudiaram em nota “o posicionamento na fala desumana e leviana” do governador. Vale ressaltar, a tragédia humanitária que assola o povo Yanomami resulta da omissão do poder público, desassistência e desvio de recursos e medicamentos para tratamento de saúde. São milhares de casos de desnutrição e malária, além de centenas de mortes, pelo que se tem de registro oficial.

As organizações o colocam dentre os responsáveis, afinal, sancionou duas leis de apoio ao garimpo. “Os comentários são extremamente racistas, preconceituosos e desumanos diante da tal situação e isso mostra um total desconhecimento por parte do governador da realidade dos povos indígenas em Roraima, sobretudo, os Yanomami”, destacam na nota.

Bolsonaro e Denarium são defensores do garimpo (Reprodução FB)

Exigem ainda que o governador seja punido pelo crime de genocídio.

“Assim como o ex-presidente Jair Bolsonaro, viola a Constituição Federal Brasileira e os direitos humanos quando não fez e não faz nada para impedir a invasão massiva de garimpeiros, muitos apoiados por uma rede de empresários locais e nacionais, ao contrário, só estimulou esse crime durante todo o seu primeiro mandato”.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO AO GOVERNADOR ANTÔNIO DENARIUM

Nós, das pastorais e dos movimentos sociais de Roraima, repudiamos o posicionamento na fala desumana e leviana do governador Antônio Denarium (PP), sobre o povo Yanomami, alegando que não existe desnutrição e que “…Eles têm que se aculturar, não podem mais ficar no meio da mata, parecendo bicho”. Diante da crise humanitária, levando a morte de 570 crianças de diversas comunidades impactadas diretamente pela prática de garimpo ilegal, Denarium sancionou duas leis em apoio ao garimpo em Roraima, em meio ao avanço na piora da saúde Yanomami, portanto, é responsável por essa crise humanitária. É responsável pelo genocídio Yanomami!

Os comentários, publicados em uma matéria de repercussão nacional, são extremamente racistas, preconceituosos e desumanos diante da tal situação e isso mostra um total desconhecimento por parte do governador da realidade dos povos indígenas em Roraima, sobretudo, os Yanomami. É uma falta de respeito e sensibilidade neste momento em que várias vítimas Yanomami estão morrendo por malária, desnutrição aguda entre outras doenças que poderiam ter sido evitadas. Os dados de várias entidades, como Fiocruz e ISA, apontam que as práticas ilegais do garimpo estão associadas a alto índice de malária na TI Yanomami.

O governador Denarium, assim como o ex-presidente Jair Bolsonaro, viola a Constituição Federal Brasileira e os direitos humanos quando não fez e não faz nada para impedir a invasão massiva de garimpeiros, muitos apoiados por uma rede de empresários locais e nacionais, ao contrário, só estimulou esse crime durante todo o seu primeiro mandato.

Exigimos que o governador de Roraima seja punido, conforme a lei, diante de tal ameaça ao povo Yanomami, pelo crime de genocídio.

Hutukara e CIR

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) e a Hutukara Associação Yanomami (HAY) também se posicionaram contra a fala do governador.

Nota de Repúdio da Hutukara Associação Yanomami sobre a fala do governador Denarium à Folha de São Paulo

É com enorme indignação que lemos a entrevista do governador Antonio Denarium à Folha de São Paulo publicada no dia de hoje, 30 de janeiro de 2023. Enquanto o povo Yanomami vive uma das maiores crises de sua história, que vem sendo denunciada nos últimos anos pela Hutukara Associação Yanomami, o governador Denarium não só nega a realidade, como defende que os povos indígenas “têm que se aculturar, não podem mais ficar no meio da mata, parecendo bicho”.

Falas desse tom denunciam o grau de discriminação e preconceitos a que o povo Yanomami estão sujeitos. Nossos modos de vida nos são negados como se fossemos primitivos, incapazes, inumanos. Longe de limitar-se ao discurso políticos, esse pensamento se refletiu em políticas de tendência genocida que foram implementadas sistematicamente nos últimos anos para inviabilizar a manutenção da vida dos Yanomami. Facilitar a entrada de milhares de garimpeiros em nossas Terras Indígenas e desorganizar a assistência à saúde básica são a consequência direta desta noção preconceituosa que o governador Denarium compartilha. Este tem sido cúmplice da tragédia, inclusive ao sancionar leis que, inconstitucionais, tinham a intenção de promover a atividade garimpeira e fragilizar a fiscalização da atividade em Terras Indígenas em Roraima.

É preciso repudiar com veemência a visão colonizadora sobre os povos indígenas do país que os reduz a animais, incapazes, ou qualquer subcategoria de sujeitos excluídos de direitos que devam se submeter aos modos de vida da cidade. Políticas assimilacionistas sobre os povos indígenas não são compatíveis com um Estado Democrático de Direito. Somos sujeitos plenos de direitos, e queremos viver bem com a floresta como viviam nossos antigos como garante o Artigo 231 da Constituição Federal.

O povo Yanomami é um dos mais populosos povos indígenas de recente contato no mundo, e detentores de grande conhecimento ancestral sobre a floresta onde vivem. É nosso direito viver na floresta viva segundo nossos costumes, com saúde e vida.