Data foi escolhida pela ONU em homenagem ao grande líder humanitário

Foto: Divulgação

Hoje, 18 de julho, é comemorado o Dia Internacional de Nelson Mandela. A data, marca o dia de nascimento de um dos principais líderes humanitários da história, há 104 anos.

Mandela lutou contra o Apartheid, regime de discriminação racial na África do Sul, passou anos na prisão, mas nunca deixou de defender os direitos humanos. Foi o primeiro presidente democraticamente eleito do país, e em 1993, ganhou o prêmio Nobel da Paz, por sua contribuição humanitária e ativismo.

A história de Mandela já foi retratada no audiovisual diversas vezes, em filmes, séries e documentários. Selecionamos oito produções para conhecer mais sobre a história deste grande homem, que marcou a história mundial na luta antirracista.

“Ninguém nasce odiando o outro pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar”. – Nelson Mandela (Da autobiografia “O Longo Caminho para a Liberdade”, de 1994; via Exame).

“Madiba”, minissérie de 2017. Foto: Divulgação

“Madiba” (2017)

Com direção de Kevin Hooks, “Madiba” é uma minissérie norte-americana que documenta a luta dos ativistas de direitos humanos Nelson Mandela e Xhosa, que juntos, resistem em prol do fim do Apartheid. O elenco conta com Laurence Fishburne, Orlando Jones, David Harewood, entre outros.

Indisponível no streaming

“Face a Face: Mandela Vs. De Klerk”, série de 2014. Foto: Divulgação

“Face a Face”: Mandela Vs. De Klerk” (2014)

Série que reúne diversos episódios sobre duas personalidades que tenham enfrentado algum tipo de rivalidade, mostrando como estes embates impactaram a sociedade e a cultura de maneira geral. O sexto episódio é sobre Mandela e Frederik Willem de Klerk, ministro que implementou políticas do Apartheid. O episódio tem direção de Julien Hamelin.

Disponível na Amazon Prime Video

“Mandela – A Luta Pela Liberdade”, filme de 2007. Foto: Divulgação

“Mandela – A Luta Pela Liberdade” (2007)

Com Dennis Haysbert e Joseph Fiennes no elenco, o longa dirigido por Bille August, traz a relação entre Mandela e seu carcereiro James Gregory, que passa por uma transformação de mentalidade ao conviver com o líder. Aquele que antes era um racista e segregador declarado, se torna amigo de Mandela e um defensor dos direitos dos negros na África do Sul.

Indisponível no streaming

“Mandela: Son Of Africa, Father Of a Nation”, documentário de 1996. Foto: Divulgação

“Mandela: Son Of Africa, Father Of a Nation” (1996)

Documentário de Jo Menell e Angus Gibson, que mostra a jornada de vida de Nelson Mandela, através de imagens e entrevistas com Mandela, sua esposa Winnie, entre outros. É considerado uma ótima introdução para quem quer saber mais sobre a vida do líder político. Em 1997, foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário.

Disponível na Apple TV+

“Invictus”, filme de 2009. Foto: Divulgação

“Invictus” (2009)

Com direção do grande Clint Eastwood, o longa se passa após o fim do Apartheid, quando Mandela acabava de ser eleito presidente do país. Apesar de toda sua luta, a nação continuava divida em termos raciais e econômicos, e a partir disso, Mandela decide unir o país através do esporte. Para isso, ele conta com a ajuda de François Pienaar, capitão do time de rúgbi na Copa Mundial de Rúgbi de 1995.

Disponível na HBO Max

“Winnie”, filme de 2011. Foto: Divulgação

“Winnie” (2011)

Filme do diretor sul-africano Darrell Roodt, com Jennifer Hudson e Terrence Howard no elenco. Mostra a vida de Winnie Mandela, ativista e esposa de Nelson Mandela, que lutou ao seu lado pelas mesmas causas, que o tornou tão conhecido. Além da parceria no ativismo, a relação do casal também foi repleta de polêmicas, que culminaram no fim do relacionamento.

Indisponível no streaming

“Mandela: O Homem Por Trás do Mito”, documentário de 2019. Foto: Divulgação

“Mandela: O Homem Por Trás do Mito” (2019)

Outro documentário, este dirigido por François-Xavier Destors. A produção apresenta a força que o nome de Mandela ganhou nos anos em que esteve preso. Mesmo ausente, Mandela virou o rosto de uma luta e revolução contra a segregação racial.

Indisponível no streaming

“Mandela: O Caminho Para a Liberdade”, filme de 2013. Foto: Divulgação

“Mandela: O Caminho Para a Liberdade” (2013)

Dirigido por Justin Chadwick, o longa é baseado na autobiografia homônima. Conta a vida de Nelson Mandela, sua educação, evolução dentro das causas humanitárias, e os 27 anos que passou na prisão antes de se tornar presidente da África do Sul e trabalhar para reconstruir a sociedade segregada do país. Mandela é interpretado brilhantemente por Idris Elba.

Disponível na Star+