Realizada pela rede NINJA Ambiental, a atividade reunirá ativistas na próxima quinta-feira, 25, às 20h.

Foto: Bruno Kelly / Amazônia Real

Como agir contra a legalização do roubo de terras públicas na Amazônia e no Brasil? A rede NINJA ambiental vai reunir participantes interessados em criar uma campanha coletiva direcionada aos parlamentares que votarão o Projeto de Lei 2633 sobre a prática da grilagem no país. Chamada Oficina Criativa, o encontro visa compartilhar métodos criativos e eficazes para elucidar a população sobre o perigo da grilagem, traduzindo o problema de modo didático e, sobretudo, ajudar a mobilizar população e parlamentares contra a aprovação do projeto. 

A Oficina Criativa será realizada na próxima quinta-feira, 25 de março, às 20h (horário de Brasília). Podem participar ativistas, designers, videomakers, publicitários e ambientalistas.

A grilagem é uma das principais ameaças ambientais hoje no Brasil. Ela se dá por meio da falsificação de documentos para tomar posse de terras de terceiros, especialmente terras públicas, que passa a ganhar aparência de terra privada. Para tentar flexibilizar a legislação ainda vigente, o Congresso Nacional quer aprovar uma nova lei que praticamente legaliza essa grilagem por meio de uma falácia de “regularização fundiária”, facilitando, portanto, o roubo das terras públicas. Ano passado, a bancada ruralista teve uma grande derrota com um primeiro projeto sobre o tema e neste ano o presidente da casa, Arthur Lira, já anunciou que uma de suas prioridades é desarquivá-lo.

Durante todo o ano de 2019, a Mídia NINJA acompanhou de perto o avanço do projeto de lei no Congresso Nacional quando ainda era a Medida Provisória 910. A última ação realizada pela rede foi um aulão oferecido na última semana. Os especialistas Pedro Martins e Brenda Brito apresentaram o tema e tiraram dúvidas dos participantes.

Para participar da oficina, faça sua inscrição abaixo: