Com Colin Farrel no elenco, o filme é a proposta artística da categoria de Melhor Filme

Foto: Divulgação

Por Carolina Martins para a Cobertura Colaborativa Cine NINJA do Oscar 2023

Banshees de Inisherin – o nome é difícil, a trama… também. São quase 120 minutos de um enredo que você não sabe ao certo quando engata. Mas, quando se dá conta, está presa nele.

Lento e monótono são adjetivos que cabem, mas penso que esse ritmo é intencional. A história se passa numa ilha irlandesa fictícia, retratando a vida rural de um povoado simples, onde nada de diferente acontece: alimentar os animais, vender a produção, o sino da igreja que marca as horas, a cerveja medida em pint.

E segue assim. Nada acontece. Até acontecer.

O contexto histórico, nesse caso, é essencial: década de 1920, pós-guerra da independência da Irlanda, durante o conflito civil que resultou na divisão do território do país. Bombas explodem no continente e é possível ver e ouvir da pacata ilha, que segue intacta.

Intacta mas não inabalável. O povoado tem suas próprias explosões. Vale acompanhar, mas sem ansiedade. Já falei que demora a engatar?

O enredo gira em torno de uma relação de amizade que acaba. Mas, uma das partes não aceita. As consequências disso acabam reverberando por toda a pacata ilha, e de forma bem radical na vida dos dois homens diretamente envolvidos.

É um filme com proposta artística. As paisagens são belíssimas! E Colin Farrell está realmente muito bem – confesso que mantinha aquela imagem estigmatizada dos filmes de ação dos anos 1990. Fiquei positivamente surpresa. A atuação dele ao lado de Brendan Gleeson sustentam o filme.

Foto: Divulgação

O britânico Martin McDonagh, roteirista e diretor da trama, também enaltece a dupla de protagonistas. Em entrevista ao jornal The New York Times, ele contou que uma das cenas em que os dois conversam sobre o fim da amizade ganhou nova configuração graças ao improviso dos atores. “Era para ser uma cena de raiva, mas enquanto estávamos gravando, percebemos que um rompimento introvertido iria se adequar à história de uma maneira muito melhor”, contou. De acordo com o diretor, a cena acabava com o personagem de Colin Farrel abraçando o de Brendan Glesson. Mas, a carga emotiva mudou tanto de direção que os dois nem conseguiram – e a cena foi pro filme assim mesmo.

Curiosidade: Martin McDonagh é namorado de Phoebe Waller-Bridge, estrela e roteirista de Fleabag. Os dois trocaram figurinhas sobre o roteiro do filme antes das gravações começarem. Quem gosta da série vai notar que aquela pegada de drama sarcástico (e cômico) também está presente em “Banshees de Inisherin”.

Ah! No decorrer do filme você entende esse nome difícil.

Indicações ao Oscar 2023:
Melhor Filme
Melhor Direção
Melhor Roteiro Original
Melhor Ator (Colin Farrell)
Melhor Ator Coadjuvante (Brendan Gleeson)
Melhor Atriz Coadjuvante (Kerry Condon)
Melhor Trilha Sonora
Melhor Edição

Com informações de NY Times

Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2023