por Brunella França | Copa FemiNINJA

Foto: reprodução Correio da Manhã

Estados Unidos; Alemanha; Inglaterra; França; Canadá; Austrália; Japão; Holanda; Suécia e Brasil. Estas são as 10 seleções de futebol feminino mais bem colocadas no ranking FIFA (WWR) divulgado no dia 29 de março deste ano, antes da Copa do Mundo, que começa nesta quinta-feira (7), na França.

Todas as 10 equipes disputarão o mundial. Após a competição, que tem a final marcada para 7 de julho, a Federação Internacional de Futebol divulgará a nova pontuação das seleções.

O primeiro ranqueamento das seleções femininas foi divulgado, oficialmente, em 16 de julho de 2003. E as 10 melhores colocadas eram, nesta ordem: Estados Unidos; Noruega; Alemanha; China; Suécia; Brasil; Coreia do Norte; Dinamarca; França e Itália. De lá para cá, duas seleções se revezaram no topo: Estados Unidos e Alemanha.

As estadunidenses são tricampeãs do mundo (1991, 1999 e 2015), chegam à França para defender o título. Nos Jogos Olímpicos, são quatro ouros (1996; 2004; 2008; 2012) e uma prata (2000). As alemãs, por sua vez, têm duas Copas do Mundo (2003 e 2007), além da medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio 2016.

Critérios

Mas como funciona esse ranking? Está aí uma pergunta que não é muito fácil de responder. De acordo com informações no site da FIFA, são considerados os jogos desde a primeira partida internacional de futebol feminino, o jogo remonta há 48 anos – realizado em 17 de abril de 1971, quando a França enfrentou a Holanda.

A partir daí, a entidade catalogou os dados sobre o futebol feminino internacional para a divulgação do primeiro ranqueamento, em 2003.

Os critérios de pontuação considerados pela FIFA são:
1- Resultado do jogo
É considerado, além do resultado – vitória, empate ou derrota – a diferença de gols e o saldo de gols na partida.

2- Jogo em casa, fora ou em um campo neutro
De acordo com os resultados históricos coletados desde 1971, as equipes têm melhor desempenho em casa do que fora; as equipes da casa mantêm 66% dos pontos, enquanto os adversários voltam para casa com 34%. Para neutralizar este efeito, a FIFA faz uma correção nos pontos ganhos pela equipe que joga perto de sua torcida.

3- Importância do jogo
As partidas competitivas são uma medida mais precisa da força de uma equipe do que jogo um amistoso, por exemplo. Os jogos de Copa do Mundo, competição mais importante da modalidade, têm um valor quatro vezes maior do que o de um amistoso.

4- Diferença entre as equipes no ranking mais atualizado
Num amistoso internacional, se o Brasil, que é hoje o 10º colocado do ranking, enfrenta seleções em posições melhores, esse jogo vale mais e pode ter mais efeito para mudar uma posição no ranking do que se a seleção enfrenta um adversário mais fraco.

Fórmula
Há até uma fórmula para fazer o cálculo:
Nova posição no ranking = Posição no último ranking + (real-previsto)

De acordo com a FIFA, “o resultado da correspondência de uma equipe é convertido em um valor: ‘Real’. Por meio de algumas fórmulas, a diferença nos pontos de classificação (força) resulta em um valor ‘Previsto’.” Ou seja, não tente fazer em casa!

O que é possível entender dessa fórmula padrão FIFA é que os pontos de classificação que uma equipe ganha por uma vitória é diretamente relacionado à força da equipe adversária. O que significa que uma vitória sobre uma equipe extremamente fraca dificilmente melhora a posição no WWR.

Curiosidade
As cinco melhores seleções de cada confederação.

ÁFRICA
CAF
1- Nigéria
2- Camarões
3- África do Sul
4- Gana
5- Costa do Marfim

AMÉRICA
Concacaf
1- Estados Unidos
2- Canadá
3- México
4- Costa Rica
5- Jamaica

Conmebol
1- Brasil
2- Colômbia
3- Argentina
4- Chile
5- Paraguay

ÁSIA
AFC
1- Austrália*
2- Japão
3- Coréia do Norte
4- Coréia do Sul
5- China
*A Austrália optou por fazer parte da confederação asiática porque o nível de competitividade das equipes da Oceania é muito fraco.

EUROPA
Uefa
1- Alemanha
2- Inglaterra
3- França
4- Holanda
5- Suécia

OCEANIA
OFC
1- Nova Zelândia
2- Papua Nova Guiné
3- Fiji
4- Tonga
5- Nova Caledônia