Gabriela Veiga, âncora do Papo NINJA Vegano, debateu o tema com a ativista Nathalie Gil, da Sea Shepherd Brasil.

Imagem via @seashepherdbrasil

O que você tem a ver a poluição dos oceanos no mundo? Nesta quinta-feira (1), o Papo NINJA trouxe o debate sobre a defesa dos mares em conversa entre a atriz e bióloga Gabriela Veiga e a ativista Nathalie Gil, diretora de desenvolvimento da Sea Shepherd Brasil, uma iniciativa voltada à defesa dos oceanos. Para abordar sobre o tema, elas falaram sobre o documentário “Seaspiracy”, dirigido e estrelado pelo cineasta britânico Ali Tabrizi, que trata sobre impactos ambientais que afetam diretamente a vida marinha. O filme estreou na Netflix em março de 2021 e atraiu atenção imediata em vários países.

A pesca é um dos principais vetores apresentados de impacto no ecossistema contra a defesa dos oceanos. “Existe sim o problema do plástico, mas não quero tirar o foco do problema do lixo que vem da pesca”, diz Nathalie. Foram lembradas ações como o caso clássico do Thunder, uma rede de barcos chineses que fazia pesca predatória ilegal e é uma das mais buscados pela Interpol. “A organização seguiu eles por 100 dias e depois de um tempo, o barco afundou. Ninguém se machucou e foram encontrados indícios de trabalho análogo à escravidão”, conta Nathalie Gil. “Sobre o Brasil, a Seaspiracy ainda não tem ação de barcos no território, mas acompanha os casos da Marinha e algumas ações por terra”.

Para Gabriela Veiga, “o documentário é real, importante pras pessoas verem que não é só um monte de gente defendendo os bichinhos e sim pessoas lutando por um ecossistema, por uma comunidade, é ver como o que você compra impacta esse processo inteiro”.

No caso do Brasil, Nathalie ainda lembra que a cidade de São Paulo tem mais restaurante de sushi do que churrascarias. “Nós somos grande importadores de salmão do Chile, e eles são mal alimentados, cheio de antibióticos, eles dão corantes para esses peixes ficarem laranjas”, disse. “O oceano não foi feito para alimentar 7 milhões de pessoas”.

Confira abaixo o debate na íntegra:

View this post on Instagram

A post shared by Mídia NINJA (@midianinja)