Foto: Divulgação CMBH

Vereadores e vereadoras de todo o Brasil tem trabalhado, em boa parte de forma remota, para fortalecer seus municípios no combate ao coronavírus. Medidas sanitárias, de saúde, redução e suspensão de tarifas fiscais são algumas das propostas apresentadas por parlamentares para oferecer qualidade de vida para a população durante a pandemia, e facilitar este momento.

Em Curitiba, uma das indicações feitas por vereadores é a necessidade de liberação de banheiros públicos do município de forma gratuita, e utilizar unidades públicas de ensino , bens imóveis públicos e estádios de futebol como locais de banho, higienização e alimentação, e disponibilização diária de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual para todos que estejam com suspeita e/ou confirmados da doença, propostas de Maria Letíca Fagundes (PV).

Em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, Benito Gonçalves (PT) apresentou a medida para que empresários sejam responsáveis por máscaras e luvas para seus funcionários durante o trabalho e deslocamentos. Vereadores de Juiz de Fora estão, além de visitar hospitais e verificar como está a ocupação dos leitos, convocando autoridades para esclarecer como estão setores de compras emergenciais, educação, saúde, transporte coletivo e assistência social.

O trabalho do vereador também é fiscalizar o trabalho da prefeitura, como fez Dudu do PT, vereador em Teresina, denunciando em tribuna a ineficiência da gestão no combate à pandemia, com a capital do Piauí concentrando 51,44% do total de óbitos por coronavírus no estado, com 875 mortes. Em Aracaju, vereadores e vereadoras aprovaram texto apresentado para proibir o corte de energia elétrica durante o período de pandemia, e nos 2 primeiros meses deste período, legisladores e legisladoras da Camâra Municpal de Manaus apresentaram 70 projetos de lei com relação ao combate e controle da pandemia.

Em todo o Brasil, de norte a sul nos 5.570 municípios, vereadoras e vereadores estão trabalhando incansavelmente para garantir proteção e direitos à população, seja com medidas de proteção contra a Covid-19 a projetos que autorizam o Chefe do Executivo abertura de créditos para compras de cestas básicas e EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), mostrando a importância destas servidoras e servidores eleitos para ter cidades com qualidade de vida, proteção e direitos para seus cidadãos e cidadãs.

Conhece mais algum vereador ou vereadora que está lutando na política para ajudar o povo durante a pandemia? Manda a história pra gente!