Por Marina Staudt | Copa FemiNINJA

Foto: Movimento Feminino de Arquibancada

No último sábado (07), aconteceu o Primeiro Encontro Nacional do Movimento Feminino de Arquibancada, reunindo na cidade de Porto Alegre – Rio Grande do Sul mais de 60 mulheres de todo país. O evento aconteceu no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa.

Em mesas de discussão que debateram o machismo, a presença feminina nas arquibancadas, a vida de torcedoras organizadas, a relação de torcedoras ‘povão’ com o futebol, as mulheres na comunicação esportiva e também o futebol feminino no país em 2019, o dia foi marcado por muitas questões importantes e uma relação de sororidade.

Na mesa de abertura, a participação de mãe e filha, Mirtes e Mauren Turra, da Mancha Verde do Juventude, impactaram as participantes de maneira positiva, trazendo a realidade familiar nos estádios do interior e mostrando que, independente da idade, lugar de mulher é onde ela quiser!

Durante o debate sobre mulheres na comunicação esportiva, a jornalista gaúcha Renata de Medeiros, contou suas experiências nos estádios – relatando sobre o caso de assédio que sofreu recentemente e todo o processo para que o agressor fosse punido. Emocionou a todas em sua demonstração de força na luta por todas as mulheres!

O futebol feminino tem estado cada vez mais em evidência e as torcedoras são um ponto importante para que os elencos femininos de seus clubes estejam cada vez mais em pauta. A professora Silvana Goellner trouxe seu relato sobre a modalidade, destacando momentos em que atuou junto à Confederação Brasileira de Futebol, mostrando que ainda há muito para evoluir. Agregando, ainda tivemos o relato da sua atuação no futebol da Árbitra assistente da Federação Gaúcha de Futebol, Luiza Reis.

Todas as mesas trouxeram debates que empoderam a luta das mulheres na arquibancada, atingindo assim o objetivo do encontro. Estiveram representados os estados: Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Maranhão.