Em Papo NINJA com Gabriela Veiga, a epidemiologista Cynthia Paim explica como animais iniciaram surtos pandêmicos no mundo

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Mídia NINJA (@midianinja)

Em janeiro de 2021, pesquisadores da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontaram que fazendas de animais silvestres são a fonte mais provável para a origem do SARS-CoV-2 e o início da pandemia de Covid-19. O Papo NINJA deste sábado (17) com a epidemiologista Cynthia Paim revelou dados que mostram que surtos pandêmicos vindos de animais, e especialmente de espécies confinadas em fazendas para o abate, não são tão incomuns assim. O debate foi mediado pela bióloga e atriz Gabriela Veiga, que conduz semanalmente o Papo NINJA com foco no veganismo.

Do HIV – que surgiu no consumo de animais silvestres – à conhecida gripe aviária, ou gripo do frango, a história do surgimento das pandemias virais em todo o mundo mostra como a maioria das doenças modernas são de origem animal. “As doenças infecciosas têm origem predominante da circulação de patógenos em animais, obviamente porque somos animais. O vírus usa a maquinaria de uma celula animal pra se desenvolver”, diz Cynthia, alertando que os vírus em populações de animais em confinamento se difundem muito rapidamente.

“A energia que seria alocada para o sistema imunológico desses animais já não está dispoinivel, então os vírus se espalham especialmente em animais imunosuprimidos. Além disso, eles não sintetizam vitamina D, pois têm pouco acesso ao sol, e estão em condições de estresse. Até em humanos, quando estamos estressados, nós pegamos gripe de forma mais fácil”.

Os vírus que têm uma letalidade maior apontam ainda um agravante quando se debate a criação de animais em confinamento para indústria alimentícia. “Na natureza se você tem um vírus que mata o hospedeiro muito rápido, o animal morre e para de ter contato com outros e o vírus, então, não passa pra frente. Mas em um sistema intensivo de criação de animais, um vírus muito letal deixa o animal morto que vai estar contato com outros animais e o virius vai passar pra frente”.

Ela alerta para a gripe aviária, uma das maiores ameaças epidemiológicas existentes no mundo, com uma letalidade muito maior que a Covid-19 já que ela tem matado 50% das pessoas que são infectadas com ela. “O que falta para isso virar pandemia é transmitir de pessoas para pessoas. Neste caso, ele não passa de humano pra humano, somente de animais”.

Todos os dados com referência em pesquisas recentes são descritos no livro Pandemias, que está disponível online e de forma gratuita. O debate completo com estas e outras informações está disponível no IGTV da Mídia NINJA.