Foto: Midia NINJA

No município de Palmeiras, cidade-sede do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, uma importante ONG atua na defesa, conservação e recuperação do meio ambiente. O GAP – Grupo Ambientalista de Palmeiras, é indispensável na gestão e transformação do lixo no território.

A Mídia NINJA visitou a sede do grupo, onde encontramos integrantes do GAP em meio a milhares de resíduos. O grupo é indispensável na gestão e transformação do lixo no território e um exemplo mundial de trabalho nessa área.

“A gente fala lixo, mas não é lixo, nada é lixo. Tudo se transforma”, disse Manoel, um dos ambientalistas. Com uma série de objetos de ferro e metal, ele apresentou uma canção tocada com instrumentos que foram reaproveitados e transformados a partir do lixo. “O que é futuro, não é? Que não tenha esse descarte tão grande. O descarte é imenso. Muitas coisas são jogadas”.

O GAP também atua como um Ponto de Cultura e promove eventos socioambientais. Participa da brigada de incêndios e organiza atividades de reflorestamento e de educação ambiental.

Durante 20 anos, o GAP atuou no monitoramento do Morro do Pai Inácio, importante “cartão-postal” da Chapada Diamantina, após uma ampla mobilização social e batalha judicial que substituiram a exploração abusiva e inadequada das terras do Morro antes dos anos 2000. Moradores reivindicavam que, além de cobrar uma taxa aos visitantes, não havia preservação adequada. Durante anos, o GAP, no entanto, se viu sozinho no monitoramento sem o apoio financeiro pactuado. Atualmente, o monitoramento foi suspenso pela prefeitura.

“É uma luta diária para que todos possam ter dias melhores, respirar ar puro e beber água limpa”, disse Joás Brandão.

Joás e Tea, co-fundadores do GAP, são heróis da resistência, amigos de infância que começaram a atuar desde criança contra o garimpo e o pasto latifundiário da Chapada Diamantina. E conseguiram! Eles são artistas, arquitetos, brigadistas, professores, guias, guardiões da natureza! E tudo isso sem apoio nenhum do poder público e de quase ninguém.

O GAP é uma instituição sem fins lucrativos e não conta com patrocínios, qualquer colaboração é bem vinda!