António Costa e Pedro Sánchez enviaram vídeos para campanha de Lula, líder nas pesquisas eleitorais

Foto: Ricardo Stuckert

Por Hellen Sacramento

Os líderes dos governos da Espanha e de Portugal declararam apoio a Lula na semana final do 2° turno. Na terça-feira (25), o Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, divulgou um vídeo nas suas redes sociais, anunciando o seu apoio à campanha eleitoral. Um dia depois, na quarta-feira (26), o Primeiro-Ministro da Espanha, Pedro Sánchez, enviou um vídeo ao comitê petista informando sua posição de aliado a Lula.

António Costa anunciou: “O primeiro-ministro de Portugal, obviamente, não se pronuncia nem interfere nas eleições dos irmãos brasileiros. Mas o secretário-geral do PS, o amigo do Brasil, tem muita saudade das relações de proximidade, de amizade entre Portugal e Brasil.” 

Ele finalizou o vídeo alertando que o mundo precisa de Lula para a próxima gestão: “O mundo precisa de um Brasil forte, um Brasil que participe das grandes causas da humanidade, como combater a desigualdade, a luta pela saúde, para enfrentarmos as alterações climáticas. O Brasil e o mundo precisam de Lula da Silva”.

Lula postou o vídeo em seu Twitter e agradeceu: “Obrigado, António Costa. Que as relações entre nossos países se fortaleçam, em benefício dos brasileiros e portugueses.”

https://twitter.com/LulaOficial/status/1584892871492370438

Pedro Sánchez anunciou que torce para a vitória de seu querido amigo Lula. “Este é o momento de abrir a porta da esperança. O Brasil merece essa perspectiva de progresso, o Brasil merece o Lula. A sua vitória, querido amigo, será a dos progressistas do mundo inteiro.”

Em 2021, Lula visitou Sánchez no palácio de Moncloa, a sede do governo espanhol para uma reunião amigável. Ele diz ter expectativas para o futuro: “Quero transmitir todo o meu apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva nesta eleição decisiva para o futuro de uma terra tão ligada à Espanha.” O líder do governo espanhol afirmou que a voz do Brasil é imprescindível diante dos grandes desafios globais que os unem.

Lula em suas redes sociais também agradeceu seu amigo: “Obrigado meu amigo. O mundo precisa de um Brasil soberano, com diálogo com o mundo, que gere empregos e não negue a ciência. Forte abraço!”

https://twitter.com/LulaOficial/status/1585281170044063745