O documentário foi exibido na Sessão Especial fora da competição do evento

Imagem do cartaz do documentário. Foto: Divulgação

Por Marilda Campbell

O novo filme de Kleber Mendonça Filho, “Retratos Fantasmas”, teve sua première mundial na sexta, 19, na Sessão Especial do Festival de Cannes 2023. O documentário, fruto de um trabalho de produção que durou sete anos, é ambientado no centro do Recife, com imagens de arquivo, fotografias e registros em movimento que exploram a história do centro da cidade contada a partir das salas de cinema que agitavam a população e ditavam comportamentos no século XX.

“Retratos Fantasmas” tem previsão de chegar aos cinemas brasileiros em agosto deste ano. Em Cannes, a repercussão do longa foi positiva, ao término da sessão o público presente na Sala Agnès Varda aplaudiu de pé, conforme registro da Vitrine Filmes, co-produtora do documentário ao lado de Emilie Lesclaux da CinemaScópio Produções.

 



 

O crítico de cinema Charles Bramesco, do jornal The Guardian e do site Vulture, publicou em seu perfil do Twiiter sua impressão sobre o documentário:

“Retratos Fantasmas tem ótimos gatos, ótima capoeira, ótima trilha sonora de bossa nova, ótimas filmagens de palácios de cinema brasileiro, ótimo áudio de Kleber Mendonça Filho enunciando delicadamente a palavra ‘Diszhney’, muito para curtir.”

 



 

Antes da sessão, Kleber Mendonça Filho foi entrevistado por Olivier Pére, apresentador do Arte France Cinéma, um canal europeu dedicado à cultura.

Kleber Mendonça Filho tem uma longa história com o Festival de Cannes. Em 2005, seu curta-metragem “Vinil Verde” integrou a mostra “Quinzena dos Cineastas”. Nos anos de 2016 e 2019 o diretor concorreu com os longas “Aquarius” e “Bacurau”, respectivamente; e na edição de 2021, o cineasta pernambucano integrou o júri do Festival ao lado de nomes como Spike Lee, Song Kang-ho e Mati Diop.

Leia mais:

Quebrando recorde, seis diretoras mulheres disputam o prêmio principal do Festival de Cannes 2023