Data homenageia o diretor Olney São Paulo, importante nome do cinema documental nacional; confira títulos recentes do gênero selecionados por nossa editoria

O cineasta Olney São Paulo. Foto: Reprodução

Por Sérgio Madruga

Neste domingo, 7 de agosto, é comemorado o Dia do Documentário Brasileiro. A data presta uma homenagem ao cineasta Olney São Paulo (1936-1978), que foi preso e torturado no período da ditadura militar. Sua obra conta com filmes como “Um Crime na Rua” (1955), “Manhã Cinzenta” (1964), “O Grito da Terra” (1964), e muitos outros.

Em seu livro “Revolução do Cinema Novo” (1981), o grande diretor Glauber Rocha cita o cineasta e a importância de seu trabalho: “Olney é a Metáfora de uma Alegorya. Retirante dos sertões para o litoral – o cineasta foi perseguido, preso e torturado. A Embrafilme não o ajudou, transformando-o no símbolo do censurado e reprimido. “Manhã Cinzenta” é o grande filmexplosão de 1968 e supera incontestavelmente os delírios pequeno-burgueses dos histéricos udigrudistas (…) Panfleto bárbaro e sofisticado, revolucionário a ponto de provocar prisão, tortura e iniciativa mortal no corpo do Artysta”.

O cinema documental brasileiro é riquíssimo, com produções que refletem nossa realidade, denunciam problemas, humanizam grupos sociais, informam e registram momentos importantes do país.

A produção de documentários segue efervescente, cada vez mais revelando o trabalho de novos documentaristas e dando luz à novas discussões. De formatos diversos, como longa-metragem e série documental, as possibilidades de contar uma história verdadeira são muitas, dando ao espectador, uma grande variedade de adquirir conhecimento e promover reflexões.

A Cine Ninja selecionou nove produções bastante recentes que abordam temas diversos, todas disponíveis em plataformas de streaming, para celebrarmos esta data tão especial para o audiovisual nacional.

Foto: Reprodução / Viajar Verde

“Rompendo o Silêncio” (2021)

Série documental que lança um olhar apurado sobre a cultura de violência crescente dentro do ambiente universitário brasileiro. Com direção de Marina Person e Giuliano Cedroni, a produção apresenta dados alarmantes em relação à crescente de trotes violentos, que podem começar em níveis mais leves, escalonando para crimes sexuais e até mesmo assassinatos. Através de depoimentos de vítimas, assim como falas de profissionais acerca do tema, a série chama a atenção das autoridades de educação, em prol do fim desta cultura que destrói a experiência universitária, sobretudo, a vida destes estudantes. Nomes como Djamila Ribeiro, marcam presença no debate levantado pelo documentário.

Disponível na HBO Max. Assista ao trailer:

“Transversais” (2021)

Belíssimo trabalho de Émerson Maranhão, que trata das questões vividas por pessoas da letra T da comunidade LGBTQIAPN+. Ambientado no Ceará, o documentário acompanha a história de cinco pessoas trans (mulheres e homens), que apesar das diferenças subjetivas em suas vidas, compartilham da mesma luta por dignidade de respeito. É indiscutível que dentro da comunidade, pessoas trans são as que enfrentam mais desafios, e qualquer plataforma e oportunidade para que suas histórias e vozes sejam ouvidas, nunca é demais.

Disponível na Netflix. Assista ao trailer:

“Samba de Santo – Resistência Afro-Baiana” (2021)

Registro que acompanha os bastidores de tradicionais terreiros de candomblé de Salvador (BA), que deram origem aos três dos principais blocos afro da cidade, chamados “Bankoma”, “Cortejo Afro” e “Ilê Aiyê”. Marcado como o primeiro longa-metragem do diretor Betão Aguiar, o documentário faz um registro da cultura popular brasileira pelo viés da música – explorando a cultura afro-brasileira, suas danças, cores, ritmos, ancestralidade e riqueza histórica. Apesar do racismo estrutural que assombra o país, o filme realça a beleza e potência da população negra baiana.

Disponível no Globoplay. Assista ao trailer:

“Atravessa a Vida” (2020)

Do diretor João Jardim, o documentário nos coloca em meio ao universo escolar e adolescente de uma cidade do interior de Sergipe. Às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, jovens estudantes relatam seus sonhos e os obstáculos enfrentados neste momento tão decisivo. O filme evidencia as dificuldades vividas na educação pública brasileira, que passa por um constante desmonte e abandono do governo. Ansiosos pela aprovação que os colocará em uma universidade gratuita, os alunos refletem sobre temas urgentes, como futuro, saúde mental e sexual, política, e muito mais.

Disponível no Looke. Assista ao trailer:

“Amazônia Sociedade Anônima” (2020)

Com o descaso do governo federal em defender as florestas e os povos originários brasileiros, indígenas e ribeirinhos – liderados pelo Cacique Juarez Saw Munduruku -, se unem para proteger suas terras de máfias de desmatamento ilegal. Pelas lentes de Estevão Ciavatta, o filme mostra um pouco da resistência que populações indígenas enfrentam em preservar sua identidade, seu território, e claro, suas vidas.

Disponível no Globoplay. Assista ao trailer:

“Fédro” (2021)

O reencontro dos atores Zé Celso e Reynaldo Gianecchini é uma explosão artística e poética. A partir do texto “Fedro”, de Platão, com adaptação do mestre do Teatro Oficina Zé Celso, o documentário traz estes dois atores que trabalharam juntos no passado, mas que seguiram caminhos diferentes. O reencontro, dirigido por Marcelo Sebá, conta com diálogos importantíssimos acerca da cultura brasileira, os tempos sombrios que vivemos (com o desgoverno), beleza, vida, tudo! Uma verdadeira aula de conhecimento e teatro.

Disponível na Star+. Assista ao trailer:

“Apenas Meninas” (2021)

A diretora Bianca Lenti investiga a dura realidade de casamento infantil no Brasil, país que ocupa o quarto lugar no ranking desta prática. Através da vivência de sete meninas, o filme aborda os motivos mais frequentes que levam estas jovens ao matrimônio tão cedo. Geralmente oriundas de realidades muito precárias, muitas delas acreditam que esta é a única forma de sair de uma vida de fome, miséria, opressão e violência – o que por muitas vezes, só piora após tais uniões. Com depoimentos de assistentes sociais, o documentário destrincha e debate sobre este problema social tão comum e urgente a ser combatido.

Disponível na HBO Max. Assista ao trailer:

“A Última Floresta” (2021)

O premiado filme de Luiz Bolognesi nos apresenta a vida e os costumes de um grupo Yanomami, contrapondo com a presença ilegal e criminosa de exploradores de ouro no território indígena – fato que vem sido denunciado pelos Yanomami há alguns anos. A partir deste contexto, o documentário acompanha o Xamã Davi Kopenawa Yanomami, que resiste ao lado do seu povo, mantendo suas tradições e saúde preservadas. Em entrevista ao Amazônia Real, Luiz Bolognesi discorreu sobre o título do longa: “É um nome que a gente acha que vende a urgência e a importância desse filme. Nós sabemos que recentemente a gente está tendo vários retrocessos na política ambiental (…) e a gente está vivendo um governo que está atropelando tudo isso. “A Última Floresta” traz poeticamente um olhar de urgência. Precisamos olhar para os Yanomami, não tem floresta preservada sem povos indígenas dentro dela”, comentou o diretor.

Disponível na Netflix. Assista ao trailer:

“Em Casa com os Gil” (2022)

Série documental com toques de reality show, mostrando a intimidade da família Gil – liderada pelo mestre da MPB Gilberto Gil. A direção é de Andrucha Waddington, que apresenta os bastidores da dinastia Gil que se prepara para uma turnê na Europa. Situados em uma bela casa no interior do Rio de Janeiro, os Gil nos permitem fazer parte de conversas íntimas, festas familiares, reuniões de trabalho, tudo exibido com muito afeto e música. A turnê em questão, também celebra os 80 anos do artista (completados no dia 26 de junho). É uma rica oportunidade dos fãs e admiradores, conhecerem mais sobre a vida e obra de Gil.

Disponível na Amazon Prime Video. Assista ao trailer:

Leia mais:

13 mulheres negras do audiovisual para conhecer e admirar

Oito obras para celebrar o Dia Internacional de Nelson Mandela

19 de junho: Dia do Cinema Brasileiro