Estreias têm longa sul-coreano premiado no Festival de Cannes e adaptação para o cinema de livro da autora africana Scholastique Mukasonga

“Decisão de Partir”, de Park Chan-wook. Foto: Divulgação

Por Sérgio Madruga

2023 chegou com tudo! O primeiro circuito cinematográfico do ano abre com o já aclamado “Decisão de Partir”, do cineasta sul-coreano Park Chan-wook – conhecido por filmes como “A Criada” (2016) e “Oldboy” (2003). Reconhecido em Cannes com o prêmio de Melhor Direção, o filme está na corrida ao Oscar 2023, disputando uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional, pela Coréia do Sul.

Apesar de nenhum filme brasileiro entrar em cartaz nesta quinta-feira (5), outros longas se destacam: “Nossa Senhora do Nilo”, adaptação do livro homônimo da autora ruandesa Scholastique Mukasonga, lançado em 2012; a cinebiografia “Emily”, sobre a escritora inglesa Emily Brontë; e o drama LGBTQIAPN+ “Segredos de Guerra”, que aborda o caso de amor entre dois militares da união soviética.

“Decisão de Partir”

De Park Chan-wook, vencedor do prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes 2022, o drama sul-coreano chega aos cinemas brasileiros com bastante expectativa. O filme é o representante do país na categoria de Melhor Filme Internacional, com grandes chances de estar entre os cinco indicados. Na trama, um detetive investiga uma misteriosa morte de um homem que caiu do pico de uma montanha. Ao encontrar a viúva do falecido, a frieza da mulher causa estranhamento nas autoridades, fazendo dela, uma possível suspeita. Com a aproximação e o ar de mistério, o detetive percebe-se mais envolvido do que deveria com a investigada. Elenco formado por nomes como Tang Wei, Park Hae-il, Lee Jung-hyun e Go Kyung-pyo.

Assista ao trailer do filme:

“Nossa Senhora do Nilo”

Baseado no livro homônimo de Scholastique Mukasonga, o filme é uma coprodução entre Bélgica, França e Ruanda. Ambientado em 1973, o Nossa Senhora do Nilo é um conceituado colégio interno católico situado no alto de uma colina, onde garotas são preparadas para pertencer à elite ruandense. Com a proximidade da formatura, essas meninas compartilham o mesmo dormitório e dividem sonhos e preocupações. Mas em todo o país, assim como dentro da escola, antagonismos profundos ecoam, mudando a vida dessas jovens e de toda a nação. Imagens de um simbolismo profundo fazem alusão à violência genocida que em 1994 tomaria conta de todo o país. A direção é de Atiq Rahimi, com elenco formado por Santa Amanda, Mugabekazi, Albina Sydney, Kirenga, Angel Uwamahoro, Clariella Bizimana, Belinda Rubango e Simbi.

Assista ao trailer do filme:

“Emily”

Cinebiografia sobre a renomada escritora inglesa Emily Brontë, autora do clássico “O Morro dos Ventos Uivantes”. Com direção de Frances O’Connor, o filme mistura realidade e ficção, remontando a história de um dos maiores nomes da literatura do século 19. Enquanto o mundo deseja que Emily seja quieta e obediente, ela possui uma imaginação forte e criativa, além de carregar consigo o anseio em ser ouvida. Ao viver um amor proibido com Weightman, a jovem mostra que além de ser rebelde, ela é genial. Estrelado por Emma Mackey, o elenco conta também com nomes como Oliver Jackson-Cohen e Fionn Whitehead.

Assista ao trailer do filme:

“Segredos de Guerra”

Baseado em uma história real, o filme mostra o romance vivido por um soldado soviético e um piloto de caça, durante a Guerra Fria. O soldado também vive uma relação com a secretária do comandante da base, adicionando mais drama e tensão nesse triângulo amoroso que se forma. A obra de temática LGBTQIAPN+ tem direção de Peeter Rebane e elenco formado por Tom Prior, Oleg Zagorodnii e Diana Pozharskaya.

Assista ao trailer do filme:

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.

Leia mais:

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (29)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (22)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (15)