Estreias da última semana de 2022 têm suspense brasileiro e comédia francesa

Da esquerda para a direita, “A Brigada da Chef”, “As Almas Que Dançam no Escuro” e “Otto: De Trás p/ Diante”. Fotos: Divulgação

Por Sérgio Madruga

Lá se vai mais um ano… 2022 foi um ano de grandes lançamentos cinematográficos. A presença do público nas salas de cinema teve um aumento de 68,3% em relação ao ano passado, segundo dados do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual – OCA. E nesta última semana de estreias, quatro filmes se destacam: duas produções brasileiras, uma francesa e um clássico indie que volta às telonas em uma versão remasterizada.

Marcos DeBrito apresenta “As Almas Que Dançam no Escuro”, um drama com suspense e horror, adaptado do livro homônimo de sua autoria. Após marcar presença no Festival do Rio 2022, o documentário “Otto: De Trás p/ Diante” chega ao circuito comercial, abordando a vida do escritor Otto Lara Resende. O francês “A Brigada da Chefe” mistura culinária, sonhos e justiça social. E por fim, “Shortbus” é relançado. Ambientado na Nova York pós 11 de setembro, o filme traz questões contemporâneas sobre arte, sexo e política.

“As Almas Que Dançam no Escuro”

Adaptação para o cinema do livro homônimo de Marcos DeBrito, que também assina a direção do filme. Com elenco formado por Paulo Vespúcio, Francisco Gaspar, Alan Pellegrino, Elisa Telles, Gabriel Muglia, entre outros. Na trama, um pai corroído pelo luto parte em busca do responsável pela morte da filha e descobre segredos que a jovem havia escondido antes de partir. As pistas o levam a uma casa noturna onde seu enigmático anfitrião promete ajudá-lo em troca de algo. Mal sabia o pai as consequências desse acordo.

Apesar de entrar em cartaz no circuito comercial desta semana, o filme já está disponível para streaming no Looke, dentro do Prime Video.

Assista ao trailer do filme:

“Otto: De Trás p/ Diante”

Com direção de Helena Lara Resende e Marcos Ribeiro, o documentário lança um olhar sobre o escritor e jornalista Otto Lara Resende (1922-1992). O ator Rodolfo Vaz interpreta Otto, a atriz Júlia Lemmertz lê trechos de sua obra, e sua viúva e filha, mostram cartas e bilhetes inéditos do autor. O jornalista e escritor Humberto Werneck também participa, pontuando e comentando fatos da vida de Otto. Presente no 24º Festival do Rio (2022), o filme tem a proposta de trazer ao espectador muita emoção, informação, reflexão, humor e humanidade.

Assista ao trailer do filme:

“A Brigada da Chefe”

Cathy, uma teimosa chefe de cozinha, está finalmente prestes a realizar o sonho de sua vida: abrir seu próprio restaurante. Nada sai como planejado e, enfrentando sérias dificuldades financeiras, ela relutantemente aceita um emprego na cafeteria de um abrigo para jovens imigrantes. Embora ela odeie seu novo emprego, as habilidades e a paixão de Cathy pela culinária começam a mudar a vida desses jovens, que também têm muito a ensinar. O filme tem direção de Louis-Julien Petit e elenco formado por Audrey Lamy, François Cluzet, Chantal Neuwirth e Fatou Kaba.

“Explorando o mundo da gastronomia francesa, aborda as questões de justiça social e inclusão”, disse a Variety sobre a comédia dramática.

Assista ao trailer do filme:

“Shortbus” (Remasterizado)

Este clássico de 2006 volta aos cinemas em uma versão remasterizada em 4K. Considerado um clássico indie, o filme fez parte da Seleção Oficial do Festival de Cannes (2006) e do Festival de Toronto (2006). Com direção de John Cameron Mitchell, o filme acompanha jovens de Nova York que se desafiam emocionalmente e navegam nas interseções cômicas e trágicas entre amor e sexo, dentro e ao redor de um moderno clube subterrâneo. Uma terapeuta sexual que nunca teve um orgasmo, uma dominatrix que não consegue se conectar, um casal gay que está decidindo se deve ou não abrir seu relacionamento, e as pessoas que entram e saem de suas vidas. Todos convergem em um encontro semanal chamado Shortbus: um ambiente louco de arte, música, política e carnalidade polissexual.

Assista ao trailer do filme:

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.

Leia mais:

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (22)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (15)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (8)