Os grandes destaques desta semana de estreias são os filmes “Meu Tio José”, de Ducca Rios e “A Acusação”, de Yvan Attal

Animação baiana revisita a ditadura militar pelo olhar de uma criança. Foto: Divulgação / Origem Produtora de Conteúdo

Por Sérgio Madruga

Seguindo na linha das semanas passadas, a última rodada de estreias do mês de outubro chega com poucos títulos, dos quais apenas dois se destacam no circuito. Um deles é “Meu Tio José”, animação de Ducca Rios, trazendo a ditadura militar como tema central. A produção participou de diversos festivais de cinema e recebeu alguns prêmios, como o recente de Melhor Animação no Seattle Film Festival (EUA). O drama “A Acusação”, de Yvan Attal também marca presença, mostrando diferentes olhares e versões para uma acusação de estupro. O filme participou do Festival de Veneza e acabou de ser exibido no Festival do Rio, que aconteceu na primeira quinzena do mês.

“Meu Tio José”

Com roteiro e direção de Ducca Rios, a animação baiana produzida pela Origem Produtora de Conteúdo finalmente chega ao circuito comercial. A história acontece a partir do assassinato de José Sebastião Rios de Moura, membro do grupo de esquerda Dissidência da Guanabara. Ele participou do sequestro de um embaixador norte-americano, em 1969, e permaneceu exilado por dez anos até voltar ao Brasil para ser morto em um crime com fortes evidências de motivação política. O conflito principal se desenrola por conta de uma redação que o garoto Adonias, sobrinho de José, tem que escrever. A tarefa é pedida no mesmo dia em que o tio sofre o atentado, em 1983, em Salvador.

O filme trata desse tema tão caro ao Brasil, que apesar de muitos tentarem esquecer ou diminuir a gravidade da ditadura militar, é muito importante falarmos sobre esse triste momento do país, que reverbera até hoje – vide o atual presidente. Ao apresentar essa história pelos olhos de uma criança, em uma animação, Ducca convida novas gerações a refletirem e conhecerem mais sobre nossa história.

A produção conta com as vozes originais de Wagner Moura, Tonico Pereira e Lorena Comparato. Desde o ano passado, rodou diversos festivais importantes, além de conquistar prêmios relevantes. Recentemente, a animação venceu o prêmio de Melhor Longa de Animação no Seattle Film Festival, nos Estados Unidos. No Festival de Brasília 2022 (BIFF), conquistou a Menção Honrosa do Júri BIFF Júnior.

Assista ao trailer do filme:

“A Acusação”

Drama francês escrito e dirigido pelo ator e cineasta franco-israelense Yvan Attal – roteiro coescrito com Yaël Langmann). O filme, que fez parte da seleção oficial do Festival de Veneza, em 2021, é uma adaptação do livro homônimo de Karine Tuil. A trama gira em torno de uma séria acusação de estupro, sem entregar ao espectador quem está dizendo a verdade: a vítima ou o acusado.

O tema delicado é mostrado pela ótica da vida privada das famílias, da justiça e da opinião pública. Alexandre é um filho exemplar que estuda em uma prestigiada universidade americana. Durante uma breve visita a Paris, Alexandre conhece Mila, filha do novo companheiro de sua mãe, e a convida para uma festa. No dia seguinte, Mila denuncia Alexandre por estupro, que destrói a harmonia familiar e inicia um complexo julgamento que apresenta verdades opostas.

O longa também esteve presente na seleção do Festival do Rio 2022 e vem arrancando elogios da crítica. O El Español, por exemplo, disse que é “o filme com a melhor explicação sobre consenso sexual”.

No elenco estão nomes como Ben Attal, Suzanne Jouannet, Charlotte Gainsbourg, Mathieu Kassovitz, Pierre Arditi, Audrey Dana, Benjamin Lavernhe, Judith Chemla, Camille Razat e Laëtitia Eido.

Assista ao trailer do filme:

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.

Leia mais:

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (20)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (13)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (6)